Estudantes expõem resultados de atividades da disciplina Prática em Fisioterapia e Saúde Coletiva

24 de outubro de 2016

Alunos do curso de Fisioterapia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus I, realizaram durante a manhã desta segunda-feira (24), uma exposição com os resultados das atividades da disciplina Prática em Fisioterapia e Saúde Coletiva, ministrada pelas professoras Cláudia Holanda, Rosalba dos Santos e Alecsandra Tomaz. Esse conteúdo é aplicado há 17 anos dentro do curso, como forma de contribuir com serviços primários fisioterapêuticos para a sociedade. A mostra aconteceu no hall do Departamento.

Durante o período letivo, os alunos, em parceria com profissionais das unidades do Programa Saúde da Família (PSF), creches e escolas, prestam apoio em saúde e educação pública em alguns bairros de Campina Grande, como também visitam residências onde os pacientes possuem limitações para locomoção. “Chegamos nas comunidades através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), conseguimos visitar em média 20 casas prestando atendimentos aqueles que têm maior dificuldade de locomoção aos postos de saúde, e na maioria dos casos são os pacientes mais humildes, que necessitam dessa reabilitação em domicílio”, disse a professora Cláudia Holanda.

Pedregal, Monte Castelo, Bodocongó e Monte Santo foram alguns dos bairros que receberam assistência prestada por professores e alunos do curso de Fisioterapia. As alunas Julyana Fidelis e Priscila Almeida, destacaram a importância dessa ação, uma vez que a humanização é um dos objetivos que a disciplina tem ao prestar esses serviços as comunidades. “Nós conseguimos resultados que destacam a importância dessa prática fora de sala de aula, contribuindo com a assistência à saúde e educação para pessoas carentes ou aquelas que têm algum tipo de limitação para buscar acesso ao serviço público de saúde”, disse Julyana.

Texto: Clordana Aquino (Estagiária)
Foto: Glêbson Rodrigues (Estagiário)