Estudantes do Curso de Geografia do CH participam de aula de campo na região metropolitana de Recife

18 de outubro de 2016

fotos_olinda

Com o objetivo de possibilitar aos estudantes do Curso de Geografia do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, conhecer de perto a realidade socioeconômica e ambiental de uma das mais importantes regiões metropolitanas do Nordeste, foi realizada, no último sábado (15), uma aula de campo na Grande Recife. Trata-se de uma unidade territorial que abriga mais de três milhões de habitantes, distribuídos entre 14 municípios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A iniciativa partiu da disciplina “Geografia Urbana”, ministrada pelo professor Fábio Dantas. Na ocasião, as turmas 2014.1 (noite) e 2014.2 (tarde) percorreram as cidades de Igarassu, Paulista, Recife e Olinda, onde puderam vislumbrar a natureza local e a riqueza da arquitetura colonial. A aula foi concluída com uma visita ao Instituto Ricardo Brennand.

“Esse tipo de atividade é de suma importância para a formação profissional. Os nossos alunos puderam relacionar teoria e prática com mais propriedade. Durante o percurso, tiveram como analisar os conceitos e os temas trabalhados ao longo da disciplina”, relatou o docente.

Licenciandos dos Cursos de História e Letras do Centro de Humanidades (CH) também participaram da referida aula, além dos professores Ivanildo Costa, do Departamento de Geografia, e Clara Vasconcelos, do Departamento de Letras. As turmas ainda foram acompanhadas pela secretária do Curso de Geografia, Diana Sales.

Texto: Simone Bezerrill
Foto: Divulgação