Estudantes do CH e CEDUC compartilham experiências durante Encontro Nacional de Geógrafos

1 de agosto de 2016

turma-do-eng-2016

Trocar experiências, quebrar paradigmas e crescer profissionalmente. Foram com estes objetivos que os estudantes do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram, no período de 24 a 30 de julho, do 18º Encontro Nacional de Geógrafos, realizado em São Luís, no Maranhão. A Instituição foi representada por 34 alunos, sendo 20 do Centro de Humanidades (CH), situado em Guarabira, e 14 do Centro de Educação (CEDUC), localizado em Campina Grande.

Com o tema “A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia”, o evento teve a finalidade de refletir sobre os assuntos que estão em discussão na atual conjuntura. Durante o encontro, os estudantes da UEPB apresentaram e debateram seus artigos com pesquisadores de todo o Brasil. Eles ainda puderam contar com o apoio das professoras Luciene Vieira de Arruda e Maria Aletheia Stédile Belizário, bem como do professor Carlos Antônio Belarmino Alves, todos do Câmpus III. Além do incentivo, os referidos docentes fizeram questão de acompanhar seus orientandos e alunos na viagem.

Para a professora Luciene, participar de um encontro em âmbito nacional é de suma importância para a formação profissional. “Interagir com outros estudiosos é fundamental para atualizar e amadurecer nosso conhecimento. Por tal razão, incentivamos sempre nossos alunos a colocarem em prática essa ação. Sair do meio acadêmico local possibilita adquirir novas experiências para problematizar os nexos entre a ciência geográfica, a ação política transformadora e o exercício democrático”, disse a docente.

O estudante do Centro de Humanidades, Romário Farias, 7º período de Geografia, considerou o encontro enriquecedor para o seu desenvolvimento acadêmico. “É um espaço que possibilita uma infinidade de experiências, como por exemplo, a submissão, apresentação e publicação de artigos. Apresentei um trabalho sobre as tecnologias no ensino de Geografia, enfocando a prática docente. Esse foi o segundo encontro que participei. Chegar até aqui requer planejamento e organização, afinal é uma semana longe de casa com dedicação exclusiva à imersão nas temáticas geográficas”, relatou Romário.

Para a realização da viagem e participação no 18º Encontro Nacional de Geógrafos, os licenciandos contaram com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba, cuja finalidade é de promover o ensino, a pesquisa e a extensão.

Texto: Simone Bezerrill
Fotos Romário Farias