Estudantes de Psicologia desenvolvem pesquisa sobre pandemia e impactos na saúde mental em grupos de risco

9 de dezembro de 2020

Diante do avanço da Covid-19 e suas consequências para a saúde, um grupo de estudantes de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está desenvolvendo uma pesquisa para atestar o impacto da pandemia na saúde mental da população que integra os chamados grupos de risco. Intitulada “Faz parte dos grupos de risco para a Covid-19?”, a pesquisa tem como objetivo avaliar possíveis consequências psicológicas geradas pela pandemia neste público.

O referido estudo está sendo desenvolvido pelos discentes do Bacharelado em Psicologia, Angélica Vanessa de Andrade Araújo Lira, Bárbara de Lima Pereira, Nilza Alessandra Cardoso Pereira e Tiago Uriatã de Vasconcelos Costa, sob a orientação e supervisão do professor Gilvan de Melo Santos. Angélica Vanessa destaca que “a doença do vírus corona 2019 (Covid-19) tem se mostrado como um dos maiores desafios sanitários do século XXI, gerando significativo impacto de ordem emocional, econômica, social e política na vida da população em geral”.

A pesquisa tem como público-alvo os integrantes dos grupos de risco para a Covid-19, categorizados como idosos, doentes crônicos (portadores de diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, doenças renais crônicas em estágio avançado) ou com comorbidade associada a doenças imunológicas (lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, doença de crohn e espondilite anquilosante), além de pacientes com câncer e obesos.

A coleta de dados está sendo dividida em três partes. No primeiro momento, é aplicado o questionário sociodemográfico. Posteriormente, será exposta uma série de perguntas relacionadas à temática proposta e, por fim, será aplicada a escala Covid-19 Peritraumatic Distress Index (CPDI), com o intuito de delimitar o grau de afetação da pandemia do novo coronavírus na saúde mental dos participantes da pesquisa, que são voluntários, cujas identidades são mantidas em sigilo.

Para Angélica Vanessa, o estudo consiste em uma importante ferramenta para compreender os impactos psicológicos da pandemia da Covid-19 na saúde mental da população, particularmente das pessoas que se enquadram na categoria de grupos de risco, mencionados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os interessados em colaborar com a pesquisa podem participar de forma virtual, através do link https://forms.gle/Eaufh4Drx9fCTLZdA.

Os estudantes envolvidos na pesquisa esperam, a partir dos resultados obtidos a respeito dos dados coletados e posteriormente analisados, contribuírem no sentido da construção de um conhecimento mais aprofundado, lúcido e coerente sobre a dinâmica das variáveis comprometedoras da saúde mental dos grupos que apresentam alta incidência de letalidade para a patologia do novo coronavírus. Orientador da turma, a professor e psicólogo clínico Gilvan de Melo Santos enfatizou que para além do sofrimento físico e psíquico provocado pela Covid-19, o ser humano possui a capacidade de encontrar sentido em meio ao sofrimento.

“Não somente o sentido do sintoma, o qual nos obriga a perceber, ainda que obscuros, avanços no processo de humanização da saúde, no processo de autoeducação por parte dos estudantes e na capacidade de valorizar aquilo que é essencial na vida, mas também o sentido do sofrimento, o qual é único e irrepetível para cada pessoa, devendo, sobretudo, aqueles sujeitos dos grupos de risco, encontrar uma razão para viver que transcenda a dor, o medo e os perigos em relação a esta doença”, avalia o docente.

Texto: Severino Lopes