Estudantes da UEPB e Unifacisa criam projeto para divulgar conhecimentos sobre Biologia pela internet

15 de julho de 2020

Com a proposta de expandir o conhecimento sobre a Biologia através da internet, utilizando, principalmente, as redes sociais, três estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e uma estudante do Curso de Odontologia da Unifacisa iniciaram o projeto “Biolhar: A Biologia e a Saúde sob diferentes olhares”.

A proposta é divulgar a Biologia, a Ciência e a Saúde visando a integração dessas áreas. A iniciativa foi idealizada pelas estudantes Déborah Raila Luz da Silva Soares, Emilly Ohana Barbosa e Samara Clementino Soares, todas do Curso de Ciências Biológicas da UEPB, e Kamila de Farias Magno, do Curso de Odontologia da Unifacisa.

As estudantes têm parcerias com professores de Biologia, Fisioterapia, além de estudantes de Farmácia da UEPB, de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de Odontologia da Unifacisa para a produção dos conteúdos disponibilizados em blog e perfis no Instagram e Facebook.

Um das idealizadoras do projeto, Déborah Raila frisa que o Biolhar é uma iniciativa independente, que conta com apoio de professores, que aceitaram contribuir com a iniciativa, com suas produções. “É um projeto independente e interdisciplinar, que uniu estudantes de instituições diferentes e conta com apoio de professores”, destaca Déborah, acrescentando que as pessoas que fazem parte desta ação sonham com um mundo melhor e buscam dar sua contribuição para isso através da experiência que possuem em suas áreas de formação.

Emilly Ohana, outra idealizadora do Biolhar, enfatiza que “em um momento tão difícil, como vem sendo vivenciado no mundo atualmente, acreditamos que a Educação é a melhor proposta para se alcançar um futuro melhor e para devolver, especialmente aos estudantes, a vontade de sonhar, algo que muitas vezes é perdido ao longo da caminhada acadêmica”.

Entre os conteúdos elaborados pelo Biolhar, há quadros como o “Cientista do Dia”, “Reflexões”, “Notícias e Dicas”, entre outros. O material produzido pela equipe do Biolhar e seus apoiadores é disponibilizado no perfil @biolharblog no Instagram; no Facebook (https://www.facebook.com/Biolhar-113999547046843) e no blog https://medium.com/biolhar.

Texto: Severino Lopes