Estudantes da Escola Agrotécnica do Cajueiro conquistam medalha na Olimpíada Nacional de Ciências

3 de março de 2021

Três estudantes da Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, tiveram uma expressiva participação na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2020). Jordana Kelly e José Ígor, ambos da 1ª Série, conquistaram medalha de bronze, enquanto Danielle Viana Castro, da 2ª Série, conquistou a Menção Honrosa na disputa escolar.

Danielle Viana disse que ficou surpresa ao passar pelas duas fases da olimpíada e destacou o apoio da UEPB na preparação para as provas. Ela destacou ainda que se inscreveu na competição estudantil sem muitas pretensões, mas não escondeu a felicidade pelo resultado acima do esperado. Medalha de bronze, o estudante José Ígor também disse que ficou surpreso com a conquista, e destacou o apoio que recebeu da Direção da Escola Agrotécnica,

O diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Francisco Ademilton Vieira Damaceno, comemorou a conquista, destacando o ótimo desempenho dos estudantes e agradeceu o apoio recebido por parte da gerente Regional de Educação da Secretaria de Estado da Educação e Ciência e Tecnologia, professora Nayara Karla Montenegro de Carvalho. O Secretário da Escola do Cajueiro, Fabiano de Almeida foi o responsável por agilizar as inscrições dos estudantes. Ele disse que o resultado mostra o potencial dos alunos e a dedicação deles na busca por conhecimentos.

A primeira etapa da olimpíada foi realizada em agosto, por meio do aplicativo da ONC. Já a segunda fase foi no dia 22 de janeiro, de forma on-line, por meio de diversas plataformas digitais. Ao todo, 200 estudantes da Escola Agrotécnica participaram da 1ª etapa (regional), sendo que destes, 14 alunos avançaram para a 2ª etapa (nacional), dos quais, três foram premiados. O resultado saiu no dia 25 de fevereiro.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal