Estudante da UEPB é selecionado para participar da Terceira Cúpula Ambiental da América Latina

7 de julho de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estará presente na Terceira Cúpula Ambiental de Estudantes da América Latina. O aluno Emanuel Júnior Silva Soares, do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, foi selecionado pela organização do evento internacional, após concorrer com dois doutorandos de outras IES, e vai representar a Instituição no evento internacional, que acontecerá de 19 a 22 de outubro de 2021, na Faculdade de Agronomia da Universidade Nacional de Buenos Aires (FAUBA), na Argentina. Além de representar a UEPB na Cúpula, ele apresentará uma pesquisa desenvolvida no Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental sobre produção de coagulantes orgânicos a partir da flora do bioma da caatinga.

Com o título “Produção de coagulantes orgânicos oriundos da Caatinga para biorremediação e tratamento de sistemas aquáticos eutrofizados do semiárido”, a pesquisa visa a produção de coagulantes orgânicos derivados de taninos extraídos de espécies vegetais do bioma Caatinga, como a Mimosatenuiflora (Jurema preta), a Anadenanthera colubrina var. Cebil (Angico) e a Anacardium occidentale (Cajueiro), com potencial de serem aplicados tanto na biorremediação de ecossistemas aquáticos como no processo de tratamento da água.

Neste projeto, os coagulantes são produzidos a partir de reações físico-químicas que realizam alterações moleculares nos vegetais para ativar o teor de tanino com a máxima eficiência possível. Isso garante que o produto final tenha características coagulantes e, consequentemente, possa ser aplicado no processo de tratamento de água. Para determinar qual metodologia é mais eficaz para a extração desse composto, foram realizados testes envolvendo variáveis como concentração de agente químico utilizado para ativação, duração e temperatura das reações. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Referência em Tecnologias de Águas (LARTECA), coordenado pela professora Weruska Brasileiro, e vinculado ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB.

Após ser comunicado da seleção, Emanuel agora vive a expectativa do evento que, segundo ele, vai enriquecer o seu currículo e sua formação profissional. “Este evento é uma grande oportunidade para discutir as problemáticas ambientais e as ações que estão sendo realizadas em prol do desenvolvimento sustentável. O compartilhamento de ideias entre estudantes de diversas nacionalidades contribui para a expansão de uma rede de cidadãos e profissionais com compromisso de promover a sustentabilidade”, comentou.

Segundo a professora Weruska Brasileiro, os coagulantes orgânicos vêm com a finalidade de substituir os coagulantes inorgânicos (como o sulfato de alumínio) utilizados no tratamento de água. Ela ressaltou que o sulfato de alumínio pode trazer diversos malefícios a saúde, pois o alumínio provoca doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Ela enfatizou que, além de produzir um resíduo perigoso com o tratamento da água, o alumínio pode trazer grande impacto ambiental para os corpos hídricos. Já os coagulantes orgânicos, além de serem produzidos a partir de um recurso natural, não traz malefícios para a saúde e o meio ambiente.

A Terceira Cúpula Ambiental de Estudantes da América Latina tem como objetivo discutir a sustentabilidade dos países latinoamericanos, assim como fortalecer a rede de alunos desses países. Durante quatro dias, os delegados assistirão a palestras de especialistas, participarão de oficinas e discussões. Eles debaterão a respeito de resultados e propostas sobre mudança global, gestão de resíduos, energia renovável, poluição, desmatamento e outros tópicos relacionados ao meio ambiente e aos recursos naturais. O evento estava previsto para este ano mas, devido à pandemia do novo coronavírus, a data foi alterada. No entanto, para manter a rede de estudantes ativa até a realização da Terceira Cúpula, a organização decidiu realizar um encontro virtual em outubro deste ano.

Texto: Severino Lopes