Especialização em Educação Étnico-Racial abre inscrições para seleção de nova turma

4 de maio de 2016

De 11 a 13 de maio, o Departamento de Educação do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, inscreve candidatos ao processo seletivo para a formação da segunda turma do curso de Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas.

A Especialização visa oferecer aos graduados e concluintes a oportunidade de uma educação continuada na área das relações étnico-raciais com foco na Educação Básica, como também consolidar um trabalho de conexão entre Graduação, Pós-Graduação e pesquisa. O referido curso resulta da articulação promovida por professores e pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro-Brasileiros e Indígenas do Centro de Humanidades (NEABI/UEPB).

Dentre os objetivos específicos estão os seguintes tópicos: explorar habilidades, meios didáticos e ações educativas que estabeleçam o desenvolvimento de capacidades que promovam o aprender na diversidade étnico-racial; proporcionar a compreensão para o exercício do diálogo e da convivência com a diversidade étnico-racial; promover situações de aprendizagem que contribuam para a crítica ao preconceito e à discriminação racial; estimular a reflexão acerca do preconceito e da discriminação às religiões de matrizes africanas e indígenas na escola; e trabalhar teoria e prática de forma articulada ao enfrentamento à problemática racial na escola.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à secretaria de Direção do Câmpus III, nos turnos manhã ou tarde, e apresentar formulário de inscrição devidamente preenchido, além de cópias autenticadas de RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF, Diploma de Graduação, certidão de conclusão de curso ou ainda declaração de provável concluinte. Também é preciso entregar no ato da inscrição declaração de que não é aluno regular de outro curso de especialização Lato Sensu na UEPB e que se compromete a não assumir dois cursos de especialização, concomitantemente, na referida instituição.

A Pós-Graduação terá duração de 360 horas/aula. A prova escriva será aplicada no dia 23 de maio. O início das aulas está marcado para 10 de junho. Confira o edital  completo clicando AQUI.

Texto: Simone Bezerrill