Escolinhas do DEF retomam atividades esportivas por meio de aulas disponibilizadas pelo YouTube

24 de março de 2021

Fazer atividades físicas ficou mais difícil para muitas pessoas desde o início da pandemia do novo Coronavírus. Mas, para vencer mais esse desafio, o Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer, do Departamento de Educação Física, popularmente conhecido como Escolinhas do DEF, retornará suas atividades utilizando recursos on-line. Para isso, as aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma YouTube, a partir de abril.

Devido às restrições sanitárias, as ações foram pensadas para serem desenvolvidas em casa pela comunidade. Todo o material gravado para publicação será roteirizado, produzido e editado pelos discentes extensionistas, com a orientação da coordenadora da Escolinha, a professora Anny Dantas Sionara, e colaboradores de projetos vinculados. Todos os vídeos serão produzidos em ambiente seguro e próprio para as atividades, utilizando-se de equipamento adequado e apenas com a presença de discentes extensionistas e do núcleo de Coordenação.

As Escolinhas do DEF fazem parte de um Programa de Extensão da UEPB que já existe há 20 anos, com projetos bastante procurados pela comunidade. Este ano, foi feito uma parceria com o Curso de Jornalismo, sob supervisão da professora do Departamento de Comunicação, Verônica Almeida de Oliveira. Alunos deste curso auxiliarão no processo de produção, gravação e divulgação dos conteúdos.

O coordenador científico do projeto, Edson Diego, comentou que neste semestre não haverá inscrições, devido à forma virtual e que participantes e interessados poderão ter acesso aos vídeos que estarão disponíveis no canal do YouTube da Escolinha.

Neste semestre serão ofertadas as modalidades de dança, ginástica, luta, musculação, futsal e natação. Estas últimas apresentam um desafio maior para aulas virtuais, uma vez que no futsal se necessita de mais jogadores e a natação, de piscina. “Estamos planejando o desenvolvimento de atividades remotas para tais modalidades. É um desafio, mas devemos trabalhar com atividades lúdicas e com os fundamentos educativos dessas práticas”, explicou a coordenadora da Escolinha, Anny Dantas.

A docente afirmou também que mesmo antes desta nova etapa, com aulas que serão disponibilizadas em vídeo, por vários meses o programa prestou atendimento on-line à comunidade, de maneira formal e informal, em lives pelo Instagram e via WhatsApp.

Sobre o programa
Para muitos, atividades físicas são um desafio, ainda mais na atual pandemia. Contudo, são uma forma de obter saúde, bem-estar físico e mental. A Escolinha do DEF se estabeleceu como um ambiente de inclusão social, reflexão sobre autoestima e cidadania. São oferecidas ao público as atividades que fazem parte da grade curricular dos cursos de Educação Física da UEPB.

O Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer é relevante para a comunidade externa e para os discentes da Universidade, uma vez que garante experiência profissional e oportunidade de ampliar o escopo de possibilidades dentro de sua área de atuação.

Para a população, promove a inclusão social e a oportunidade de crianças e adolescentes, às vezes em condição de risco, de envolver-se em uma atividade esportiva e saudável. Este ano, mesmo remotamente, com o acesso livre, um número maior de pessoas poderá se engajar nas ações da Escolinha.

Para outras informações, o e-mail de contato é: ascomdef.uepb@gmail.com.

Texto: Juliana Rosas