Equipes do Câmpus II e Prefeitura de Lagoa Seca produzem silo para alimentação animal durante estiagem

7 de agosto de 2020

O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) e a Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizados no Câmpus II, em Lagoa Seca, confeccionou, essa semana, um silo trincheira com capacidade para 20 toneladas. Na produção, realizada com apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca (PMLS), foi utilizado capim elefante e palha de milho.

Nesse trabalho, foram envolvidos o coordenador do sistema de produção, Saint Clear Senna, e os técnicos em Agropecuária do CCAA, Antônio Monteiro, Josemar Freire e Josely Dantas. O diretor do Centro, professor José Félix de Brito, enfatizou que a iniciativa teve como objetivo armazenar alimento para dar suporte aos animais do Câmpus II pelos próximos seis meses, quando a oferta de alimento é baixa.

José Félix observou que os períodos de estiagem, com baixa oferta de alimentos para os animais, tem sido um dos maiores desafios dos agricultores pecuaristas da região Nordeste, sobretudo da região semiárida. Nesse sentido, uma das alternativas é armazenar o alimento (forragem) produzido no período das chuvas, através da produção de silagem, para ser utilizado na alimentação animal no período de escassez. Esse período de chuva é propício para a produção do silo.

A silagem é uma técnica de armazenamento de ração animal ainda pouco difundida na Paraíba. O procedimento consiste em um tipo de conservação de matérias primas, como o milho, o sorgo ou milheto, que concentram quantidades significativas de fibras, proteínas e minerais que garantem a qualidade do leite e da carne do animal alimentado com estes produtos.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Equipe EAAC e CCAA