Equipe da UEPB participa de ação sobre prevenção da Covid-19 em instituições de longa permanência de idosos

28 de abril de 2020

Na manhã da segunda-feira (27), equipe da Farmácia Escola da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com integrantes da Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande (Gevisa-CG) e da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), participou de uma ação de prevenção à Covid-19 em instituições de longa permanência de idosos, por meio da qual foram transmitidas recomendações a serem adotadas para controle de infecções pelo novo coronavírus.

A equipe da Farmácia Escola, responsável pela produção de álcool em gel e sabonete líquido antisséptico, doou esses produtos para as instituições, que também receberam papel toalha e máscaras. Os gestores e usuários das instituições ainda receberam informações técnicas, por parte da equipe da Gevisa-CG, sobre o uso dos produtos de higiene, conforme a Nota Técnica 02/2020 do órgão. Ao longo deste período de pandemia, as instituições de longa permanência de idosos estão sendo acompanhadas, inspecionadas e orientadas quanto às condições sanitárias e de higiene, bem como sobre medidas de proteção e segurança dos idosos acolhidos nessas instituições.

Dentre as principais orientações da Nota Técnica, pode-se destacar o uso de máscara pelos cuidadores; comunicação à vigilância epidemiológica das ocorrências de suspeita de casos; reforço dos procedimentos de higiene e desinfecção de utensílios do residente, equipamentos médicos e ambientes de convivência; instituição de medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabonete ou friccionar as mãos com álcool em gel à 70%; controle do acesso de visitantes; adoção de medidas de controle, como disponibilizar dispensadores com preparação alcoólica nos principais pontos de assistência e circulação.

Quem tiver interesse em ajudar as instituições de longa permanência de idosos de Campina Grande, com doação de produtos de higiene e limpeza, saneantes e/ou alimentos podem entregar os itens nos respectivos endereços:

Instituto São Vicente de Paula – Rua Paulo Fontin, 204 – Catolé
Casa de Repouso Ebenezer – Rua Cristina Procópio da Silva, 758 – Catolé
Centro Assistencial e Humanitário A Casa de Irene – Rua Pedro Brasil, 595 – Jardim Paulistano
Casa de Repouso Esperança do Vovô – Rua Maria Minervina Figueiredo, 88 – Catolé
Casa de Recuperação Santa Paulina – Rua Epaminondas Macaxeira, 175 – Jardim Tavares
Sociedade Beneficente Lar de Maria – Rua Vila Nova da Rainha, 294 – Centro
Lar para Idosos Alto da Serra – Rua Otília Cavalcante, 44 – Plameira
Lar de Permanência Nilson g. Lucena – Rua Deputado Álvaro Gaudêncio, 319 – Centro

Colaboração de texto e fotos: Codecom PMCG