Enfermagem realiza capacitação com alunos concluintes que se preparam para atividades práticas

13 de maio de 2021

Dentro do Plano de Retomada dos estágios curriculares para concluintes das turmas 2020.2 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Departamento de Enfermagem realizou nesta terça-feira (11) um treinamento para alunos do curso que ingressarão nas atividades práticas de estágio. O treinamento foi ministrado pela professora Larissa Cristina Carneiro Ribeiro. A ação ocorreu em parceria com Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (CIAST) e com Setor de Saúde do Trabalhador, que estão verificando as medidas preventivas com base no protocolo de retorno gradual da Instituição. Ao todo, 40 pessoas participaram do treinamento, sendo 15 professores e 25 alunos.
Segundo a diretora adjunta do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Cláudia Santos Martiniano, a capacitação teve como objetivo atualizar os estudantes e professores das turmas concluintes e pré-concluintes que vão para os estágios curriculares, do uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), paramentação e desparamentação, nesse período de pandemia da Covid-19. A docente explicou que a capacitação foi solicitada pelo Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, como obrigatoriedade para os alunos concluintes entrarem no campo de estádio. Além da capacitação, foram entregues aos estudantes e professores kits de EPIs, com o objetivo de instruir corretamente o uso desses equipamentos.
Durante o treinamento, o Setor de Saúde do Trabalhador da UEPB, através da técnica de segurança, Josilene Teodósio de Oliveira Rodrigues, e da técnica em Enfermagem do Trabalho, Flávia Menezes Barbosa, repassou informações referentes às medidas preventivas de biossegurança contra a Covid-19, como aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool gel à 70%, distanciamento social e desinfecção dos ambientes para garantir um treinamento seguro.
De acordo com Flávia Menezes, durante a capacitação foram abordados temas como inserção no campo de estágio, orientação aos profissionais de Saúde na utilização e paramentação de equipamentos de proteção individual, monitoramento e avaliação dos casos de Covid-19 no âmbito dos estágios supervisionados.
Texto: Severino Lopes