Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia promove debates sobre os aspectos da formação do arquivista

26 de junho de 2017

Minicursos, palestras, oficinas, exposições de trabalhos, rodas de diálogo, atividades esportivas e culturais são algumas das iniciativas que integram a programação do 21º Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, que será realizado de 3 a 7 de julho, no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa. Com o tema “Associativismo e empreendedorismo: aspectos na formação do arquivista” o evento reúne discentes, docentes, pesquisadores e profissionais de Arquivologia e áreas afins, de todo o país, para discutir questões relacionadas ao cenário arquivístico da atualidade, tais como: a gestão de documentos digitais, gestão de carreira, empreendedorismo, direitos trabalhistas, a conjuntura nacional e seu reflexo na arquivologia, dentre outros.

A solenidade de abertura do evento será no dia 3 de julho, às 17h30, no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCEPB), localizado à Rua Professor Geraldo Von Sohsten, Jaguaribe. Na ocasião será apresentada uma discussão sobre “Arquivista e Associativismo: algumas reflexões”, com a participação da docente da Universidade de Brasília, Katia Barros e Melo. Doutora em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid, a palestrante também integra o Conselho Editorial da Revista Cenário Arquivístico e a Associação Brasiliense de Arquivologia.

Além da programação acadêmica o evento contará com a 8ª edição da COPARQ, competição esportiva tradicional entre os participantes do Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia, que será realizada no dia 6 de julho, no Ginásio de Esportes “O Ronaldão”. A iniciativa tem o objetivo de promover a integração e socialização através do esporte entre diferentes universidades, evidenciando a importância da prática do Futsal para a qualidade de vida dos participantes do evento.

Os trabalhos aprovados para exposição serão apresentados nas modalidades de resumo expandido e monografia, nos eixos temáticos: a arquivologia e sua dimensão acadêmica; gestão arquivística na construção da articulação social; patrimônio, memória e informação; a Tecnologia da Informação e o empreendedorismo: alternativas no mercado de trabalho arquivístico.

As inscrições são realizadas até o 3 de julho pela Internet ou presencialmente, nos pacotes “Armaria” e “Oxente”, que dão direito à participação nas atividades científicas e culturais e COPARQ, com a opção de incluir alimentação e alojamento.

Histórico

O Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEARQ) é organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA) com a participação dos Centros e Diretórios Acadêmicos de Arquivologia das universidades brasileiras. Realizado desde 1997, trata-se de um evento consolidado e conhecido nacionalmente com a finalidade de interação e a promoção de debates, entre graduandos e graduados que podem expor assuntos vivenciados cotidianamente nas suas instituições de ensino e em seus ambientes de trabalho, contribuindo assim para sua formação acadêmica, profissional, política e cultural.

Em 2017 será a terceira vez que o evento é realizado em João Pessoa, tendo ocorrido em 2011 na UEPB e em 2014 na UFPB. Neste ano, o evento é realizado com o apoio do Centro Acadêmico Briggida Lourenço, direção do Centro de Ciências Biológicas Sociais Aplicadas (CCBSA) e Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB).

Outras informações: http://enearq2017.com.br/.

Texto: Juliana Marques