Encontro discute experiências entre programas de pós-graduação em Saúde Coletiva do Nordeste

3 de maio de 2021

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, nos dias 27 e 28 de maio, em formato remoto, o 2º Encontro Questões e Desafios em Saúde Coletiva. Pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação poderão submeter resumos para apresentação de trabalho em duas modalidades: vídeo e artigo científico.
O evento é organizado pelo PPGSP, em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB), vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado da Paraíba.
O Encontro busca refletir sobre ações que possam contribuir para integração, cooperação e consolidação de programas de pós-graduação no Nordeste e a melhoria dos mecanismos de interação desses programas com as instâncias locais, regionais e nacionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação científica tem como objetivo retratar experiências e casos de sucesso de diferentes instituições da região, como o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.
As inscrições de resumos devem ser feitas por meio do site do evento. Os resumos submetidos até dia 5 de maio terão aceites publicados até o dia 10 do mesmo mês, na página do evento. Todos os estudantes de pós-graduação da UEPB e docentes devem fazer as inscrições até essa data limite para receber apoio financeiro para pagamento da taxa de inscrição de artigo completo.
A data máxima para submissão de resumos, entretanto, foi prorrogada até dia 16 de maio, e os aceites devem ser publicados na página do evento até o dia 18. As apresentações serão realizadas por meio de um vídeo de 10 minutos que deverá ser enviado até o dia 22.
Os artigos selecionados pela Comissão Científica serão publicados em formato de livro impresso e eletrônico pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). Essa coletânea de artigos tem previsão de lançamento para outubro de 2021, na terceira edição do encontro, que costuma acontecer semestralmente. No site oficial do evento estão descritas as normas para submissão de resumos, apresentação de trabalho no formato audiovisual e critérios para participação na coletânea.
Todas as atividades do evento terão acesso livre e serão transmitidas pelo canal Rede UEPB no YouTube.
Texto: Juliana Rosas