Encontro de Iniciação à Docência debate contribuições e desafios para a formação de professores no Brasil

31 de outubro de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, no dia 8 de novembro, o 7º Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e o 5º Encontro de Formação de Professores (ENFOPROF). Os eventos têm como tema central “Competências para formar professores no Brasil: contribuições e desafios” e suas atividades serão desenvolvidas nos auditórios 1 e 3 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Conforme os organizadores, atemática está relacionada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e à Residência Pedagógica. Os programas são vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes). Durante os encontros, os estudantes bolsistas dos programas apresentarão as ações desenvolvidas nas escolas conveniadas com as secretarias municipais e estadual de Educação na Paraíba.

A conferência de abertura, “Tempo, experiências e narrativas docentes”, será proferida pela professora Inês Teixeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A programação conta com palestras, minicursos, mostra pedagógica, apresentação de trabalhos e atividades culturais. No total, serão realizados 17 minicursos. “Será a oportunidade de fazermos uma avaliação das contribuições dos programas para a melhoria da qualidade da formação dos professores nas licenciaturas da UEPB”, comentou a professora Paula de Castro, organizadora geral dos eventos.

Estão programadas, ainda, as sessões de conversas “Escolhas profissionais a partir da participação no PIBID”, “As parcerias dos programas pedagógicos” e “Balanço das contribuições do PIBID e da Residência Pedagógica”. As inscrições podem ser feitas no site do evento, acessível no endereço eletrônico www.enid.com.br, onde é possível conferir outras informações sobre os encontros.

Texto: Severino Lopes