Empossados novos gestores do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba

26 de outubro de 2016

Em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior, foram empossados na manhã desta quarta-feira (26) os novos diretores, chefes de departamentos e coordenadores de cursos que compõem o Centro de Educação (CEDUC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com seus respectivos adjuntos. A solenidade foi realizada no auditório II da Central de Integração Acadêmica (CIA), localizada no Câmpus de Bodocongó. Na direção do Centro, tomaram posse a professora Marta Lúcia de Souza Celino, tendo como diretor adjunto o professor Francisco de Assis Batista. Eles substituem os professores Ricardo Soares da Silva e João Damasceno que estiveram a frente do CEDUC nos últimos quatro anos.

A solenidade foi prestigiada pelos pró-reitores Eli Brandão, (Graduação), Álvaro Luiz (Infraestrutura) Célia Regina (chefe de Gabinete), José Benjamim (Cultura), Alberto Coura (ajunto de Extensão), Eliane Moura (Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância), além de professores, técnicos administrativos e estudantes. Inicialmente, o reitor Rangel Junior deu posse e entregou as portarias, aos novos diretores do Centro. Posteriormente, foram empossados os chefes dos departamentos e coordenadores dos cursos de Educação, Filosofia, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras e Artes, Sociologia, Filosofia e Pedagogia.

Ao se despedir da direção do Centro, o professor Ricardo Soares fez um discurso de agradecimento e falou dos desafios enfrentados e das conquistas obtidas nos últimos quatro anos. Ele disse que o primeiro desafio vencido foi adaptar os cursos do Centro no novo espaço na CIA. Ricardo destacou ainda que estava deixando o cargo com a satisfação do dever cumprido e fez questão de registrar o apoio que recebeu dos professores, técnicos, estudantes e da Administração Central, com os quais aprendeu muito, e se colocou a disposição para continuar trabalhando em prol da UEPB.

O professor João Damasceno também discursou e disse que foi gratificante participar da gestão que procurou construir um projeto coletivo, com a participação de todos. Damasceno disse que a gestão do professor Ricardo procurou pautar o trabalho em cima do respeito, do desprendimento, da confiança e da dedicação.

Já investida no cargo de diretora, a professora Marta Lúcia de Souza Celino disse que estava ciente dos novos desafios e prometeu fazer uma gestão participativa com a colaboração de todos. “Nós acreditamos na força do coletivo para enfrentar os desafios do cotidiano”, frisou. A professora disse ainda que irá se esforçar para tornar o CEDUC ainda mais humanizado, sempre atento aos anseios e pleitos do Centro.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior disse que mesmo o ato sendo simbólico, visto que o que importa é o trabalho, a posse é sempre marcante e cheia de novas expectativas. Ele ressaltou que a transição faz parte da vida das pessoas no cotidiano, independentemente dos cargos que ocupam, e destacou que toda pessoa que se propõe assumir um cargo público deve estar preparada para enfrentar o fenômeno da mudança sempre buscando soluções para conflitos. O importante, segundo o reitor, é ter a capacidade de escutar as pessoas e fazer dessa escuta um aprendizado para tomar as decisões mais acertadas. “Em qualquer cargo de gestão, a escuta se torna mais importante do que a fala”, observou.

Relação de gestores empossados no CEDUC

Direção do Centro de Educação: Marta Lúcia de Souza Celino e Francisco de Assis Batista
Chefia do Departamento de Educação: Margareth Maria de Melo e Eduardo Gomes Onofre
Chefia do Departamento de Ciências Sociais: Jomar Ricardo da Silva e Silvânia Karla de Farias Lima
Chefia do Departamento de Geografia: Rafael Albuquerque Xavier e Ledian Rodrigues Lopes Reinaldo
Chefia do Departamento de História: Maria de Lourdes Ramos e Luíra Freire Montenegro
Chefia do Departamento de Letras e Artes: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa e Cléa Gurjão Carneiro
Coordenação do Curso de Geografia: Faustino Moura Neto e Valéria Raquel Porto de Lima
Coordenação do Curso de História: Matusalém Alves de Oliveira e Jefferson Nunes Ferreira
Coordenação do Curso de Sociologia: Watimar Batista Rodrigues Lula e Ranieri Ferreira Torres
Coordenação do Curso de Filosofia: José Nilton Conserva de Arruda e Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes
Coordenação do Curso de Pedagogia: Glória Maria Leitão de Melo e Soraia Maria B. de Almeida Brandão
Coordenação do Curso de Letras/Português: Iara Francisca Araújo Cavalcanti e Dalva Lobão Assis
Coordenação do Curso de Letras/Inglês: Daniela Gomes de Araújo Nóbrega e Valécio Irineu Barros
Coordenação do Curso Letras/Espanhol: Luciene de Almeida Santos e Cristina Bongestb

Texto: Severino Lopes
Fotos: Franklin Bonfim