Editora da Universidade Estadual coloca à disposição livro com textos didáticos sobre História da Paraíba

15 de abril de 2021

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) disponibilizou ao público a partir desta quinta-feira (15) o livro “Estudando a História da Paraíba: uma coletânea de textos didáticos”. A obra, que está em sua 5ª edição, nas versões e-book e impressa, foi organizada pelos professores Damião de Lima e Eliete de Queiroz Gurjão, e reúne ainda textos das professoras Leonília Maria de Amorim, Maria Santana de Sousa Silva e Martha Lúcia Ribeiro Araújo.
O professor Cidoval Morais, diretor da EDUEPB, explicou que os autores, juntamente a Editora, resolveram colocar o livro à disposição do público antes do lançamento, visto que o cenário da pandemia não favoreceu a realização de um evento. A perspectiva é que os autores organizem ainda neste semestre uma data para fazer o lançamento oficial da obra. A versão on-line está disponível no link: http://eduepb.uepb.edu.br/e-books/.
Nesta obra, os autores, todos professores, historiadores e pesquisadores, apresentam de forma didática a história da Paraíba, em sua quinta versão, devidamente revisada. O organizador da obra, Damião de Lima, explicou que o livro é uma coletânea de textos didáticos, que a EDUEPB apresenta não só aos estudantes e professores, mas aos leitores em geral, numa contribuição institucional que a Universidade Estadual da Paraíba oferece ao Ensino Básico, na busca de facilitar a compreensão dos acontecimentos e favorecer a aprendizagem de todos os que se interessam pelo objeto de estudo deste livro.
Os textos apresentam características comuns, refletem sobre a historiografia paraibana, e ainda apontam no sentido da superação dos limites da história oficial. Ele privilegia o estudo de temas considerado, até pouco tempo atrás, de “marginais” e procuram abordar a História em sua multiplicidade temporal, relacionando passado e presente. “É oportuno ressaltar, ainda, que ao publicarmos esse livro objetivamos preencher uma lacuna existente nas referências bibliográficas atinentes ao estudo da História da Paraíba”, destacou o professor Damião.
Texto: Severino Lopes