“Doutores do Sorriso” completa 12 anos e realiza campanha beneficente para instituição que cuida de idosos

29 de julho de 2016

DS2

O “Doutores do Sorriso”, programa do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está completando 12 anos de existência. O grupo, que nasceu de um projeto de extensão coordenado pela professora Rilva Suely, realiza ações voltadas para a prevenção da saúde bucal. Vestidos de palhaços, fazendo paródias de forma engraçada ou incorporando personagens, o grupo utiliza o lúdico para mostrar como as crianças, adolescentes e adultos podem ter um sorriso belo e saudável.

A professora Rilva Suely conta que o “Doutores do Sorriso” nasceu em Campina Grande, como projeto de extensão do curso de Odontologia, mas devido ao sucesso do trabalho se transformou em programa e chegou também ao Câmpus VIII, em Araruna. O primeiro aluno bolsista do programa, aliás, Pierre Andrade Pereira de Oliveira, é o atual coordenador adjunto do curso de Odontologia de Araruna.

Como forma de marcar os 12 anos de existência, o grupo está realizando uma campanha beneficente voltada para o Lar Sagrada Face, abrigo de idosos na zona rural de Lagoa Seca. A instituição, fundada há 45 anos, por Frei Matias, religioso franciscano já falecido, e administrada pela Diocese de Campina Grande, passa por dificuldades e corre risco de fechamento. O lar tem 22 funcionários para cuidar de 16 idosos, sendo que 11 deles são cadeirantes.

O “Doutores do Sorriso” abraçou a causa e está arrecadando alimentos, fraldas, leite e doações para a instituição. Recentemente eles fizeram uma ação social no Terminal de Integração, em Campina Grande. As próximas ações serão programadas em uma reunião marcada para a próxima quarta-feira (3), no curso de Odontologia. A professora Rilva Suely adiantou que o grupo agendará uma visita à instituição, onde fará uma ação lúdica e educativa.

“Os alunos vão repassar informações sobre como cuidar bem dos dentes e das dentaduras. Lá muitos idosos usam dentaduras e precisam saber a forma correta de escová-las para não criar bactérias”, explicou a professora. A equipe também fará uma campanha interna de higienização, buscando arrecadar escovas de dentes, cremes dental e outros produtos.

Em 12 anos de existência, o “Doutores do Sorriso” tem como objetivo promover saúde de forma lúdica e inovadora. Segunda a professora Rilva, a promoção da Saúde representa um processo que engloba as várias ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades e habilidades dos indivíduos sobre os determinantes da saúde. O programa tem executado ações e atividades de promoção, prevenção e educação em Saúde geral e bucal, nas escolas e creches de vários municípios paraibanos. As ações são realizadas nas mais diversas localidades, desde escolas, feiras de saúde, ações globais e outros eventos.

As atividades lúdicas são desenvolvidas com o auxílio de álbum seriado, peças teatrais e paródias de músicas com o intuito de conscientizar de forma efetiva o público envolvido. Ao longo de 12 anos, mais de 300 alunos passaram pelo projeto. Atualmente, 25 estudantes estão envolvidos na iniciativa e a próxima seleção será realizada em breve. Para fazer parte do “Doutores do Sorriso”, os estudantes passam por uma capacitação realizada dentro do curso de Odontologia e que abrange a formação cidadã.

Texto: Severino Lopes
Fotos: CODECOM UEPB