Docente do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB é um dos vencedores do Prêmio Internacional CAED-Jus

27 de setembro de 2019

O professor Marconi do Ó Catão, lotado no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi um dos vencedores do Prêmio CAED-Jus, que aconteceu dentro do Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito, no Rio de Janeiro. O professor concorreu na categoria “Teoria e pesquisas empíricas”, com o artigo “A escola de Chicago e suas contribuições para o estudo da criminalidade e violência na sociedade contemporânea”, que mostra como trabalhar a prevenção da criminalidade entre os jovens, obtendo o terceiro lugar na premiação.

A pesquisa do docente mostra como a escola de Chicago aplica uma metodologia diferente, utilizando a perspectiva do olhar objetivo direcionado ao campo, ou seja, a observação participante. “Eles analisam o ser humano não do ponto de vista como o sistema prisional ver, a partir da culpabilidade, da materialidade, do formalismo jurídico e da normatividade. Mas, sim, como alguém que por conta de questões sociais é capaz de praticar atos criminosos”, frisa professor Marconi.

Em 2018, o professor foi o grande vencedor do Prêmio CAED-Jus, com o artigo “A Cidade em busca de uma gestão ambientalmente adequada para o destino final do lixo eletrônico”. Em 2017, ele conquistou o segundo lugar, com o artigo “Teorias das cidades, tendências urbanas contemporâneas”. O Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) é uma iniciativa de uma rede de acadêmicos brasileiros e internacionais para o desenvolvimento de pesquisas jurídicas e reflexões de alta qualidade. A primeira edição do evento foi realizada em 2016 e, à época, o professor Marconi Catão concorreu com o artigo “Atual Cenário da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Em Busca de uma efetiva inclusão social dos catadores de materiais recicláveis”.

O Prêmio CAED-Jus destina-se ao reconhecimento e incentivo a trabalhos de alta qualidade no âmbito do Direito. Os trabalhos são avaliados através dos critérios de originalidade, mérito acadêmico, formatação, organização teórica/metodológica da discussão e relevância para o Direito. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Medicina Legal, com título conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina Legal e Associação Médica Brasileira em São Paulo, professor Marconi tem diversos artigos publicados em revistas científicas do Brasil e do exterior. Ele também é autor do livro “Genealogia do Direito à Saúde: uma reconstrução de saberes e práticas na modernidade”, lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

Texto: Severino Lopes