Dias 29 e 30 de junho: jornada virtual discute pesquisa, ensino e inclusão social na área da Química no Brasil

29 de junho de 2020

“Profissionais de Química no Brasil – Pesquisa, ensino e inclusão social”. Esse é o tema da Jornada Virtual que será realizada nesta segunda (29) e terça-feira (30), em uma iniciativa do Curso de Licenciatura em Química com o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB no Youtube e pelo perfil oficial da Instituição no Facebook.

As atividades começam às 15h desta segunda, com o webinar “As mulheres por trás (na frente) da Química brasileira”, a ser ministrado pela professora Elisa Souza Orth, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mediação das docentes Simone Simões e Sara Regina, ambas da UEPB. Ainda nesta segunda, às 18h, será debatido o tema “Aplicabilidade da Química na regulação de dispositivos médicos”, com a pesquisadora da Fiocruz/PE, Michele Feitoza Silva, e mediação das professoras Sara Regina e Maria da Conceição Torres, da UEPB.

“Do lockdown à serendipidade: as transições do ensino de Química na era pandêmica” será o tema apresentado às 20h desta segunda, pela professora Maria das Graças Porto, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A mediação deste webinar será feita pelos professores Sara Regina e Antônio Nóbrega, da UEPB.

Na terça-feira (30), às 15h, será apresentado o tema “Desenvolvimento de novas tecnologias para teste rápido de Covid-19”, pelo professor Sherlan Guimarães, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O webinar terá mediação das docentes Sara Regina e Maria da Conceição Torres, da UEPB. Às 18h, o webinar “Química analítica como ferramenta para elucidação de problemas ambientais” será ministrado pelo professor Jefferson Rodrigues de Souza, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com mediação da professora Sara Regina.

Encerrando a Jornada Virtual, às 20h, será apresentado o webinar “Educação em Direitos Humanos e os conteúdos cordiais no ensino de Química”, pelos professores Thiago Pereira da Silva, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e Roberto de Oliveira, da UFPR. Esta atividade será mediada pelos docentes Sara Regina e Antônio Nóbrega, da Universidade Estadual da Paraíba.

Texto: Tatiana Brandão