Dia Internacional da Fotografia será comemorado com lives e lançamento da edição 2020 da Grão Fino

Dia Internacional da Fotografia será comemorado com lives e lançamento da edição 2020 da Grão Fino
17 de agosto de 2020

O dia 19 de agosto é marcado, em todo o mundo, pelas comemorações ao Dia Internacional da Fotografia. O Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), formado por professores e pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vai promover uma série de bate-papos on-line com fotógrafas e fotógrafos para celebrar a data.

Serão cinco conversas ao vivo, sendo quatro delas com profissionais que vão compartilhar experiências sobre as produções que têm ocorrido nesses tempos de isolamento social e outros projetos, e uma com o lançamento da Grão Fino 2020, com a divulgação da programação deste ano. “A ideia é movimentar o perfil @graofino.fotografia no Instagram com conteúdo de alta qualidade relacionado à fotografia. Assim, cumprimos também nosso papel social de promover uma cultura fotográfica inclusiva e acessível”, relata a professora Agda Aquino, integrante do grupo.

Todos os convidados para este dia especial já participaram de edições anteriores da Grão Fino: Semana de Fotografia, evento organizado anualmente em Campina Grande e que esse ano terá sua primeira versão on-line. “Nos últimos dois anos, o evento se consolidou, atraindo um público maior e ampliando sua abrangência com a participação de convidados de várias partes do País. Decidimos que esse espaço que conquistamos com muito esforço para debater a fotografia deveria ser mantido. Por isso resolvemos realizar a Grão Fino em 2020, mas em versão totalmente on-line”, explica o professor Rostand Melo, membro da equipe organizadora.

A Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da UEPB apoia a iniciativa e, através do Canal Rede UEPB no YouTube, irá transmitir ao vivo, a partir das 8h do dia 19 de agosto, uma conversa com os professores Agda Aquino (UEPB), Cristianne Melo (UFCG) e Rostand Melo (UEPB) sobre a programação do dia e também sobre a Grão Fino: Semana de Fotografia.

Grão Fino: Semana de Fotografia

Com as possibilidades proporcionadas pelo ambiente digital, o evento desse ano contará com profissionais de várias partes do País, dando a ele um caráter mais nacional, colaborando com a promoção do trabalho, da cultura e da pesquisa fotográfica. O encontro mantém suas características principais: gratuidade e oferta de palestras, mesas, debates e oficinas.

“A Grão Fino surgiu em 2007 com uma ação promovida pelos próprios alunos. Nesta época, só queríamos aprender mais sobre fotografia. Dez anos depois, o evento retomou e, agora, como professores, seguimos no desejo de refletir e sentir os discursos imagéticos. Esta é nossa terceira edição de forma institucionalizada e os desafios são outros. Esperamos que o cenário on-line nos aproxime e colabore para suavizar o isolamento”, conta a professora Cristianne Melo.

O encontro também é um espaço para que pesquisadores que abordam a fotografia como objeto de estudo possam discutir e difundir seus trabalhos. A chamada para submissão de artigos estará aberta de 19 de agosto a 2 de outubro e as inscrições serão feitas através do site do evento na plataforma Doity (https://doity.com.br/graofino), que disponibiliza o modelo de submissão e as normas de envio.

A 3ª Grão Fino: Semana de Fotografia é uma ação conjunta dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da UFCG. A comissão organizadora está disponibilizando o e-mail graofino.foto@gmail.com para quem desejar manter contato e obter mais informações.

Programação

19 de Agosto
8h – Roda de Conversa sobre sobre a programação do dia e também sobre a Grão Fino: Semana de Fotografia
Local: Canal Rede UEPB no Youtube (https://www.youtube.com/redeuepb)
Participação: Professores Agda Aquino (UEPB), Cristianne Melo (UFCG) e Rostand Melo (UEPB)

12h – Comemoração pelo Dia Internacional da Fotografia
Tema: Ala Covid. Relato fotográfico no Hospital de Trauma de Campina Grande
Local: www.instagram.com/graofino.fotografia
Convidada: Imara Queiroz
Mediador: Fabiano Raposo

14h – Tema: Fotografia e decolonialidade
Local: www.instagram.com/graofino.fotografia
Convidado: Rennan Peixe
Mediadora: Agda Aquino

16h – Tema: Fotojornalismo independente na Pandemia
Local: www.instagram.com/graofino.fotografia
Convidada: Ester Vasconcelos
Mediador: Paulo Matias

18h – Tema: Visagem, a fotografia nas mídias digitais
Local: www.instagram.com/graofino.fotografia
Convidado: Augusto Pessoa
Mediador: Sóstenes Lopes

20h – Tema: Lançamento da Grão Fino 2020
Local: www.instagram.com/graofino.fotografia
Participação: Rostand Melo e Cristianne Melo

Calendário Grão Fino 2020:

19 de Agosto
20h – Divulgação da programação da 3ª Edição do Grão Fino: Semana de Fotografia
Local: www.instagram.com/graofino.fotografia

19 de agosto a 2 de Outubro
Inscrição e submissão de trabalhos (artigos para os GTs) no link https://doity.com.br/graofino

20 de Outubro
Divulgação do Resultado dos pareceres dos trabalhos submetidos

26 a 30 de Outubro
Realização da Grão Fino: Semana de Fotografia (On-line)

Grupos de Trabalho para submissão de artigos

GT1 – Fotografia documental, memória e fotojornalismo
Narrativas fotográficas documentais: gêneros, relatos, expressões, estética, história e memória. Contextos, desafios e representações da realidade social na imagem fotográfica documental e fotojornalística. Profissionais, tecnologias, acessibilidade e processos educativos com a fotografia enquanto documento. Arquivos fotográficos, etnografia e antropologia visual.

GT2 – Fotografia Contemporânea
Narrativas fotográficas contemporâneas: usos, experimentações e criatividade. O diálogo da fotografia com as artes e suas expressões. Artistas, meios, estética, educação, política, acessibilidade e outras práticas com a imagem fotográfica no contexto da contemporaneidade. Reflexões sobre corpo, estilos e militâncias, bem como relatos de experiência com a fotografia contemporânea.

GT3 – Direção de Fotografia
Narrativas fotográficas audiovisuais: abordagens teóricas, estéticas, sociais, educacionais e experimentais na cinematografia. Trajetórias, equipamentos, estilos, inclusão e diálogos com outras áreas na fotografia cinematográfica. Análises fílmicas e relatos de experiência com foco na direção de fotografia no universo do cinema e do audiovisual.

Outras informações: Professor Rostand Melo, pelo telefone (83) 99113-1128, e professora Agda Aquino, pelo número (83) 99982-3013.