Descobertas na área de Genética e Biotecnologia serão discutidos em Encontro no Câmpus V da UEPB

7 de novembro de 2016

engeb1

As descobertas da ciência relacionadas ao Zika vírus, ao câncer cervical e a outras doenças genéticas; a importância da biotecnologia para desenvolvimento de vacinas e bioprodutos para aplicação na indústria e melhoramento genético de plantas, são alguns dos temas que serão abordados por pesquisadores de reconhecimento em todo o país durante o Encontro de Genética e Biotecnologia da Paraíba (ENGEB-PB), que será realizado no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, entre os dias 16 e 18 de novembro.

O evento, que já superou as expectativas da comissão organizadora em relação ao número de inscritos, reunirá pesquisadores, professores e estudantes das áreas da Genética, Biologia Molecular e Biotecnologia da Paraíba e de outras regiões, é organizado pelo Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas (CCBSA) do Câmpus V.

A palestra de abertura do evento, que ocorrerá no dia 16 de novembro, às 18h, no auditório Pioneiros, com o mesmo tema do Encontro: “Genes e as tecnologias: estimulo científico rumo a novas e importantes descobertas”, será ministrada pelo professor do Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco, Marcos de Morais Junior, que é doutor em Ciências Biológicas/Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutor em Microbiologia Industrial pela Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda.

Durante os três dias de evento serão realizadas palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, com as inovações e descobertas na área de Genética e Biotecnologia. Estão confirmadas as participações de palestrantes da UFMG, UFPE, Fiocruz, UFPB, UFCG, Embrapa e UEPB.

A palestra de encerramento do ENGEB “O Projeto Genográfico e a história do povoamento da América do Sul”, ocorrerá dia 18 de novembro às 17h, tendo como ministrante o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Fabrício Rodrigues dos Santos, que é presidente da Sociedade Brasileira de Genética, biólogo e geneticista com doutorado pela UFMG, pós-doutorados pela Universidade de Oxford, Reino Unido e pela National Geographic Society/Universidade da Pensilvânia, EUA. Atua no Instituto de Estudos Avançados (IEAT), e é pesquisador da área de Genética e Evolução e Diretor do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG. Foi membro do Comitê Assessor de Genética do CNPq entre 2011 e 2015.

A integrante da comissão organizadora do evento, professora Daniela Pontes, destaca que o evento foi criado a partir de uma demanda de pesquisadores, docentes e discentes do curso de Ciências Biológicas do Campus V da UEPB, que já desenvolviam estudos de relevância na área e pensaram na possibilidade de realizar uma atividade de socialização dessas pesquisas e contato com a produção de outros centros de destaque na área. Nesse sentido, o Encontro busca possibilitar discussões da comunidade acadêmica a partir de estudos diretamente associados a questões de interesse social como as pesquisas do Zika Virus, o desenvolvimento de Bioprodutos para aplicação na indústria, a origem da vida e a história escondida em nosso DNA, entre outros temas das áreas de Genética e Biotecnologia.

“Vivemos uma era de ascensão do desenvolvimento tecnológico e grandes descobertas vem revolucionando as pesquisas na área de genética e biotecnologia. Essa busca pelo conhecimento e compreensão da importância e funcionalidade gênica visa principalmente trazer benefícios a população, buscando atender as necessidades eminentes nas áreas de saúde pública humana e animal, farmacêutica, industrial e de meio ambiente”, explicou a professora Daniela.

Durante o evento serão ofertados cinco minicursos: Bioinformática Básica, Citogenética Animal e Humana, Genética forense: Universidade e Aplicabilidade, Desenvolvimento de nanossistemas aplicados a saúde e Genética da Conservação aplicada à Biodiversidade Neotropical, todos com carga de 6 horas.

De acordo com a comissão organizadora do ENGEB, ainda restam 30 vagas para os minicursos e demais atividades do evento. As inscrições de participantes seguem enquanto as vagas restantes não forem preenchidas. Outras informações: http://engeb-pb.wixsite.com/engebpb .

Texto: Juliana Marques