Departamento de Psicologia inscreve estudantes para série de minicursos ofertados de forma on-line

28 de julho de 2020

O Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com inscrições abertas, até a próxima sexta-feira (31), para uma série de minicursos on-line, voltada aos alunos do Curso. Cada aluno pode se inscrever em apenas um minicurso. Havendo mais de uma inscrição, será desconsiderada a mais antiga.

Um dos minicursos terá como tema “Abuso Sexual Infantil” e apresentará conceitos básicos e estudos de temas específicos sobre o assunto. A atividade será ministrada pela professora Aline Lobato que fará, ainda, uma abordagem sobre estratégias de enfrentamento de tal problemática e o papel efetivo do psicólogo no combate de tal crime junto ao conhecimento da Psicologia Jurídica. Os interessados nesse minicurso devem efetuar inscrição no link
https://forms.gle/M66w379vtsdKKf9n6.

Também será ofertado o minicurso “Família e Políticas Públicas”, ministrado pela professora Sibelle Maria Martins de Barros. Esta atividade abordará aspectos históricos da família, diferentes configurações familiares e o ciclo de vida da família. Também abordará aspectos teórico-metodológicos dos modelos sistêmicos voltados às famílias, aplicações do pensamento sistêmico no campo das políticas públicas e pesquisa com famílias. Para este minicurso, as inscrições estão sendo feitas por meio do link https://forms.gle/Wu9vXy3jVt5vzXEK7.

Haverá, ainda, o minicurso “Entrevista e Escuta Psicológica”, com as professoras Carla Brandão e Regina Nóbrega, visando nortear as condições essenciais para realização da entrevista psicológica e da escuta psicológica, bem como fomentar bases para a realização adequada e ética da entrevista psicológica, conhecer os fundamentos, características e objetivos e aplicações da escuta psicológica e discutir os objetivos, condições e contextos da escuta psicológica infanto juvenil. As inscrições para esta atividade estão sendo feitas no link https://forms.gle/Wt5pRq28o9SNtuuU9.

O minicurso “Como elaborar um projeto de pesquisa científica” será ministrado pela professora Jadcely Rodrigues Vieira, tendo como objetivo mediar o conhecimento sobre as estratégias de elaboração de projetos de pesquisa no âmbito da graduação e da pós-graduação, além de conhecer as etapas de elaboração de um projeto de pesquisa científica, estudar as fases de elaboração de um projeto de monografia, compreender a diferença entre Metodologia da Pesquisa e Metodologia do Trabalho Científico. Para este minicurso, as inscrições estão abertas no link https://forms.gle/nathRtzfDRKHbe9F9.

“O trabalho e a Saúde: Experiências de pesquisas e intervenções” é o minicurso que será ministrado pelo professor Francinaldo do Monte Pinto, que colocará em discussão as relações entre o processo trabalho saúde/doença mental, em diferentes perspectivas teórico-metodológicas e categorias profissionais, através de pesquisas e intervenções desenvolvidas por pesquisadores e profissionais do campo da saúde e trabalho. O objetivo da atividade é diferenciar o que é saúde e doença no trabalho, conhecer e discutir as contribuições das principais abordagens em saúde mental no trabalho e identificar estratégias de defesa dos trabalhadores diante das injunções e metas no trabalho. As inscrições para este minicurso estão sendo feitas no link https://forms.gle/shU3Db1DVAzARBFPA.

Já o minicurso “Perspectivas psicanalítica de práticas no contexto de acolhimento institucional para crianças e adolescentes” está com inscrições abertas pelo link https://forms.gle/FYuvqboz9RL2T2En8 e será ministrado pelas professoras Jailma Belarmino Souto e Maria Lígia de Aquino Gouveia. A atividade tem como objetivo apresentar a política pública de acolhimento institucional para crianças e adolescentes e discutir sobre as contribuições teóricas e práticas da psicanálise nesse contexto.

Confira o cronograma e os planos de curso de cada atividade nos links abaixo:

Texto: Severino Lopes