Departamento de Psicologia da UEPB celebra 58 anos de regulamentação da profissão no Brasil

27 de agosto de 2020

O dia 27 de agosto é uma data especial para os profissionais da Psicologia do Brasil. Foi nesse dia, em 1962, através da Lei 4.119, que a Psicologia foi regulamentada como profissão no País. O Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) celebra o dia de hoje como um importante marco para aqueles que se dedicam a estudar o comportamento e mente humana.

Na Universidade Estadual da Paraíba, o Curso de Psicologia é um dos mais concorridos nos processos seletivos para ingresso de estudantes. Os ensinamentos obtidos no curso da UEPB garantem uma formação qualificada para esses futuros profissionais da área. São diversas ações, além do ensino, que contribuem para isso, como projetos extensionistas, de iniciação científica e a prática psicológica, com os atendimentos ofertados pela Clínica Escola de Psicologia.

Conforme o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Brasil é o País com maior número de psicólogos no mundo. São cerca de 380 mil profissionais, sendo a maioria de mulheres. Na Paraíba, são 5.800 profissionais em atuação nos serviços de Saúde, assistência social, Educação, trânsito, Segurança Pública, hospitais, empresas, entre outros espaços.

Mas muito antes da regulamentação a Psicologia já existia como domínio de saberes e técnicas que visavam o conhecimento, a reflexão e a intervenção sobre o comportamento e as relações humanas. Nestes 58 anos de profissão regulamentada, houve grande expansão dos espaços de atuação profissional e qualificação do exercício da profissão, que tem como marca a responsabilidade e o compromisso social, a promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como a garantia dos Direitos Humanos.

A chefia do Departamento, coordenação do Curso e coordenação da Clínica Escola de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba celebra o dia 27 de agosto com grande alegria, ressaltando a importância dos profissionais psicólogos para o bem-estar social e parabenizando-os por exercerem seu ofício com dedicação.

Parabéns, psicólogos e psicólogas!