Departamento de Odontologia participa de ações dos Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável

15 de abril de 2021

O Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) planeja, juntamente a Prefeitura Municipal de Campina Grande, estratégias de ação que contemplarão crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, beneficiados pelos programas federais Saúde na Escola e Crescer Saudável.
A perspectiva é que no segundo semestre de 2021 as intervenções sejam executadas no formato remoto ou presencial, a depender da situação sanitária vigente. Foi realizada uma reunião na segunda-feira (12) entre a professora Alidianne Cavalcanti, do Departamento de Odontologia da UEPB, a coordenadora municipal de Saúde Bucal de Campina Grande, Cassandra Gomes, a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Railda Freitas, e a nutricionista do setor de Vigilância Alimentar e Nutricional, Janiene de Castro.
A professora Alidianne ressaltou a importância desta parceria com o município e reitera o compromisso da UEPB na implementação das estratégias de promoção de saúde bucal, que contará ainda com a participação de acadêmicos do curso de Odontologia e de cirurgiões-dentistas atuantes no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Esta é uma das ações de extensão que ocorrem entre a UEPB e outras instituições. Segundo a professora Alidianne, caso não seja possível que as ações sejam feitas presencialmente, materiais e vídeos didáticos já estão sendo planejados, tendo como público-alvo alunos da Rede Municipal dos ensinos Infantil e Fundamental. Estes programas beneficiarão crianças e adolescentes, como também os estudantes de graduação em Odontologia que participam do projeto.
Texto: Juliana Rosas