Departamento de Letras e Artes da UEPB abre vagas para curso de extensão em Francês instrumental

8 de agosto de 2016

O curso de extensão em “Francês instrumental” oferecido pelo Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto, no horário das 8h às 11h e das 19h às 21h, na Secretaria do Departamento, Sala 315, 3º andar da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. O público alvo do curso são estudantes e professores universitários e das redes estadual e municipal. O curso tem como objetivo aplicar estratégias que favoreçam o ensino instrumental de línguas, a partir de mecanismos que assegurem a inferência do sentido textual.

Para se inscrever é necessário apresentar cópia do RG e CPF, uma foto 3×4 recente e a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada. Estão sendo oferecidas 25 vagas e as inscrições serão encerradas logo que for atingido o limite estipulado, não havendo, portanto, processo de seleção. As aulas do curso acontecem de 17 de agosto a 27 de outubro, nas quartas e quintas-feiras, das 20h às 21h30.

O curso será desenvolvido mediante aulas expositivas dialogadas, lançando-se mão de textos avulsos e autênticos em língua francesa referentes às várias áreas de conhecimento e a diversos gêneros textuais, tais como artigos de revista, propaganda, documentário, receitas culinárias, entrevistas, capítulos de livros, histórias em quadrinhos, histórias infantis, entre outros. Será dada atenção especial à apresentação progressiva do vocabulário e da gramática de língua francesa a partir da perspectiva textual.

A avaliação do aluno será contínua, procurando observar o progresso diante da leitura textual. Paralelamente, serão aplicados dois exames avaliativos, cujo objetivo é demonstrar de forma mais direta o progresso do aluno. Os exames não terão caráter de reprovação, mas de verificação da aprendizagem. O curso será ministrado pela professora Marcelle Ventura de Carvalho. O local das aulas será divulgado no momento das inscrições, na Secretaria do Departamento de Letras e Artes da UEPB.

Texto: Leidiana Bem (Estagiária)