Departamento de Letras do Câmpus III promove 1º Seminário de Linguagens e Culturas Populares

10 de março de 2016

De 30 a 31 de março, o Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, através do Departamento de Letras, promove o 1º Seminário de Linguagens e Culturas Populares. O evento, que é aberto ao público em geral, disponibiliza uma programação especial, composta por palestras, mesas redondas e apresentações culturais.

Além de possibilitar a troca de experiências e o compartilhamento de saberes, a iniciativa tem como objetivo conferir visibilidade à produção acadêmica do Grupo de Pesquisa em Linguagens e Culturas Populares (GLICPOP), coordenado pelos professores João Irineu, Joana Emília e Clara Vasconcelos, lotados no Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH).

Os interessados em participar devem enviar os dados pessoais (nome, e-mail e telefone) para o endereço eletrônico glicpop1@outlook.com. Ainda é possível se inscrever pessoalmente. Para isso, bastar imprimir o formulário de inscrição e entregá-lo na Secretaria do Departamento de Letras. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até o dia do evento. Mais informações na página https://www.facebook.com/events/179103872469070/.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira – 30/03

Tarde

13h30 – Apresentação do Coral GLICPOP

13h15 – Mesa redonda: Entre o sagrado e o profano: representações das mulheres negras nos folhetos de cordel (debate com os professores Waldeci Ferreira Chagas, Sueli Costa e Rosires – UEPB)

14h30 – Apresentação do mestre Clóvis do Babau e equipe do CAPSAD

15h30 – Conferência: Vozes e escrituras das culturas populares na Paraíba (com a professora Beliza Áurea de Arruda Melo – UFPB)

17h – Intervalo

Noite

19h – Sarau: Participação do Núcleo de Artes Universitário (NAU)

19h30 – Mesa redonda: Registros Etnográficos das culturas populares no sertão paraibano: discussões linguístico-antropológicas (debate com os professores João Irineu de França Neto, Tárcia Camila, Daiana Targino e Francisca Pereira)

Quinta-feira – 31/03

Manhã

9h – Conferência: Literatura, terra e trabalho no Paraíba de trinta: uma leitura de Sapé

10h15 – Intervalo

10h30 – Mesa redonda: A diversidade cultural popular no Brasil e diálogos com a cybercultura (com os debatedores José Hélber e Joana Emília)

12h – Intervalo

Tarde

14h – Conferência: A cultura popular na cultura medieval e a cultura popular em Shakespeare (com as professoras Maria Neni e Elinês Vasconcéllos)

15h30 – Mesa redonda: Do registro à memória documental: necessidades de organização e preservação dos documentos das culturas populares (debatedores: Faysa Maria de Oliveira e Silva e Josivan Soares Ferreira)

Texto: Simone Bezerrill