Departamento de Letras desenvolve projeto para acolhimento de estudos ligados às manifestações da voz

1 de julho de 2021

O Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está desenvolvendo um projeto que tem como objetivo o acolhimento de estudos ligados às manifestações da voz. A proposta é direcionar o tema às investigações de diversas manifestações da oralidade e suas representações. A iniciativa propõe integrar através da realização de eventos culturais e científicos os diferentes grupos, movimentos e manifestações culturais envolvidas com a oralidade.
Intitulado de “Grupo de Pesquisa de Estudos da Oralidade”, a iniciativa tem a coordenação do professor Marcelo Vieira da Nóbrega, do DLA, que tem promovido a inclusão, continuidade e a manutenção de grupos por meio de políticas públicas, além da captação de editais em diferentes órgãos para a realização de eventos, palestras, congressos e capacitações que promovam os objetos estudados. De acordo com o docente, o grupo visa incentivar a realização de eventos culturais e científicos ligados diretamente à oralidade como forma de dar o devido protagonismo às questões relacionadas à oralidade.
O “Grupo de Pesquisa de Estudos da Oralidade” atualmente está desenvolvendo o 1º Simpósio Nacional de Poéticas da Voz, programado para ser realizado no próximo mês de novembro, além do levantamento de expressões artísticas cujas performances estejam protagonizadas pela voz, espalhadas na circunscrição geográfica dos alunos-pesquisadores envolvidos no projeto.
Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: https://grupeouepb.wordpress.com/, ou entre em contato pelo e-mail: grupeo2021@gmail.com.
Texto: Givaldo Cavalcanti