Departamento de Filosofia da UEPB promove curso de extensão sobre o poder da argumentação

12 de setembro de 2019

A significação da argumentação, que remete ao ato de provar ou refutar uma proposição ou uma teoria, é um dos pilares do pensamento filosófico que contribui para o desenvolvimento das relações sociais através das habilidades de ler, escrever e interpretar textos, mensagens e experiências que são compartilhadas pelos seres humanos. E para estimular o desenvolvimento das práticas de leitura, bem como exercitar a interpretação de textos observando os efeitos que eles podem produzir no leitor nos níveis cognitivo, ético e afetivo, o Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dará início a um curso de extensão visando, ainda, aprimorar as competências do nível da escrita.

O projeto “O poder da argumentação: exercitando métodos de leitura, interpretação e produção de textos”, coordenado pelo professor Otacílio Gomes da Silva Neto, é destinado para a comunidade paraibana em geral que tenha interesse em dialogar sobre as questões que envolvem a arte da argumentação. As aulas serão quinzenais e terão início no próximo dia 18 de setembro, às 14h, na Sala 125 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, com encontros quinzenais. A turma será composta por 20 alunos, distribuídos prioritariamente entre alunos da comunidade extraescolar, bem como também de alguns estudantes, professores e pesquisadores da área de Filosofia.

O curso de extensão terá duração de três meses, sendo a primeira etapa consistindo em fazer um levantamento bibliográfico relacionado a textos de interesse dos participantes; a segunda, leitura desses textos escolhidos; a terceira de prática da escrita relacionada ao texto lido; finalizando com a entrega e compartilhamento dos resultados obtidos pelos participantes. Os mecanismos que serão utilizados para o acompanhando, monitoramento e avaliação consistirão em listas de presença, leituras de livros e apostilas, produção de textos escritos e digitados.

Estão previstas ações programáticas pertinentes ao projeto, nas quais incluem atividades acadêmicas que a UEPB promover, além de incluir também a participação em atividades artísticas, mobilizações artísticas, oficinas, cursos temáticos, produção bibliográfica e atividades afins que poderão ser atendidas, desde que tenham conexão com o projeto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5318 ou pelo e-mail dfilosofia@ceduc.uepb.edu.br.

Texto: Givaldo Cavalcanti