Departamento de Filosofia da Universidade Estadual realiza exposição “As mulheres na Filosofia”

30 de agosto de 2016

FILOSOF1

Nesta terça-feira (30),o Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB) está realizando durante todo o dia a exposição “As mulheres na Filosofia”, dentro das atividades do projeto de extensão “A filosofia e as mulheres – Ciclo de debates e atividades”. A exposição acontece no hall da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, até às 20h30. O público-alvo do evento são estudantes, sobretudo os alunos do Curso de Filosofia, professores e pesquisadores da área.

Paralelas à exposição, pela manhã, também foram realizadas mesas redondas abordando temas como “As mulheres na visão dos filósofos”, “As mulheres e a filosofia política”, “As filigranas do Amor em Agostinho Pascal e Hannah Arendt”. A exposição abordou as mulheres na história da Filosofia, a exemplo de “Hannah Arendt” e “Simone de Beauvoir”, através de banneres e também com entrega de folderes e livros.

Segundo a professora Simone Marinho, coordenadora do projeto, “a ideia do projeto surgiu de algumas indagações feitas, sobretudo das minhas alunas, com relação a existência das mulheres na história da Filosofia. Deste modo, a exposição tem o objetivo de mostrar de uma forma mais simples para um público mais leigo, que houve sim e também há mulheres pensadoras na história da Filosofia”.

Para o professor Arlindo Aguiar, também coordenador do projeto, “a exposição é extremamente importante tanto no âmbito acadêmico, para o público interno da UEPB, quanto para quem vem de fora e principalmente de outros cursos, porque muitas vezes a Filosofia precisa sair da sua ‘casca da ostra’ e atingir novos horizontes, novas perspectivas”.

A exposição é uma pequena amostra que tem por base as pesquisas realizadas até o momento e leva em consideração o fato de todas as mulheres apresentadas possuírem uma produção escrita. Deste modo, a exposição pretende apresentar um pensamento feminino na História da Filosofia, resgatar o pensamento feminino, proporcionando uma maior reflexão do papel que desempenhou e desempenha a mulher não só na História da Filosofia, mas na sociedade de uma maneira geral.

Texto e foto: Leidiana Bem (Estagiária)