Departamento de Enfermagem promove 4ª Gincana do Processo de Cuidar em Centro Cirúrgico

19 de novembro de 2018

O Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, na próxima quarta-feira (21), a partir das 14h, no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a 4ª Gincana do Processo de Cuidar em Centro Cirúrgico. A atividade é coordenada pela professora Sueli Almeida, professora do referido componente curricular, que tem como proposta desenvolver uma série de trabalhos coletivos com os alunos do 7º período do curso de Enfermagem.

Os alunos já estão realizando algumas das 11 provas propostas pela gincana, sendo que outras serão finalizadas no dia da apresentação. Ao todo, a turma foi dividida em duas equipes com 13 estudantes, cada uma com um coordenador. A gincana tem como proposta a realização de várias tarefas acadêmicas de preparação do conteúdo do componente curricular, além de promover interação e trabalho em equipe. A atividade ainda contará com uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza, que serão doados para famílias carentes.

“A gincana tem um lado da conclusão da disciplina, que é a preparação acadêmica, do conhecimento, mas também tem o lado cultural e social. Todos os alimentos e materiais de limpeza arrecadados serão doados para a comunidade Pio X, que presta assistência a 70 famílias que estão em situação de extrema pobreza. No que diz respeito às provas, os alunos terão que se preparar bem, porque serão avaliados por uma banca de professores”, explicou Sueli.

De acordo com a professora, a equipe que ficar em primeiro lugar na gincana terão acrescidos dois pontos em sua média da segunda unidade temática, enquanto a segunda colocada receberá um ponto. O objetivo da atividade é enfatizar o trabalho em equipe, inserir o discente nos problemas sociais, bem como despertar habilidades culturais.

Texto: Givaldo Cavalcanti