Departamento de Enfermagem realiza fórum sobre atuação do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde

23 de outubro de 2017

Com o objetivo de debater os dilemas atuais do profissional enfermeiro, o Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove na próxima quarta-feira (25), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o Fórum Atuação Profissional do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. O evento será aberto às 14h e contará com as mesas redondas “Dilemas atuais da profissão no contexto da atenção primária à Saúde”, “Nova política nacional de Atenção Básica: avanços e desafios” e “Aspectos éticos e legais do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família”.

As atividades terão a participação da professora Lenilma Bento de Araújo Menezes, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Paraíba; Lizziane Aparecida da Silva Macedo, presidente da Associação de Profissionais de Enfermagem da Estratégia Saúde da Família de Campina Grande; Samira Emanuele de Azevedo Luna, da Estratégia Saúde da Família de Campina Grande; e a professora Cláudia Santos Martiniano Sousa.

Conforme a organização do evento, nos últimos dias os profissionais de Enfermagem foram surpreendidos com uma liminar da Justiça Federal que suspendeu os efeitos da Portaria N° 2488, de 21 de outubro de 2011, editada pelo Ministério da Saúde. Essa ação, movida pelo órgão representante da categoria médica, impactou negativamente sobre as atribuições do Enfermeiro, na condição de integrante da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), modelo prioritário da Atenção Primária à saúde no Brasil.

Com essa medida, o enfermeiro ficou impedido de desenvolver plenamente suas atribuições, impactando na assistência prestada aos usuários da ESF, reduzindo o acesso às ações e serviços de forma integral. Os órgãos representantes da categoria da Enfermagem se mobilizaram, pressionaram junto ao Ministério da Saúde e a Justiça e conseguiram, por meio judicial, tornar sem efeito essa liminar.

“Ainda que a liminar tenha sido retirada, o processo judicial continua a tramitar. Mediante esse contexto de luta de classes, o Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, preocupado com a formação não apenas técnica, mas crítico-política dos seus discentes, convida todos os professores e alunos para o Fórum de debates sobre a Atuação Profissional do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde: dilemas atuais”, destaca a professora Fabíola de Araújo Leite Medeiros, chefe do Departamento de Enfermagem da UEPB.

Confira a programação completa do evento clicando AQUI. Outras informações sobre o fórum podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3316.

 

Texto: Tatiana Brandão