Departamento de Educação Física divulga programação das festividades dos 40 anos de fundação do curso

20 de novembro de 2018

O ano de 2018 é especial para o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A data marca os 40 anos de fundação do curso que, ao longo dessas quatro décadas, além de formar milhares de profissionais, contribui para o desenvolvimento do esporte paraibano e a qualificação do ensino voltado à atividade física em todo o país. E para valorizar essa memória, bem como oferecer novas possibilidades de ensino, foi divulgada a programação das comemorações dos 40 anos do curso, que mostrará a trajetória e conquistas do seu espaço acadêmico e profissional.

Entre os dias 26 e 30 de novembro, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da UEPB, serão realizadas mostra documental, entrega de placas e medalhas a personalidades em reconhecimento às contribuições dadas ao curso, lançamento de livro, além de uma exposição que contará a história do Departamento, desde sua fundação até os dias atuais, bem como a atuação acadêmica durante esses 40 anos de prestação de serviço não apenas à sociedade paraibana, mas de todo o Brasil.

De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento, professor Eduardo Dantas, que também é coordenador de Extensão do DEF, “a semana dos 40 anos do curso de Educação Física da UEPB tem o objetivo de homenagear pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da formação superior na área, a partir de sua atuação junto ao curso, bem como reunir a comunidade acadêmica em torno de sua memória”. Participarão do evento professores, técnicos administrativos e alunos que se fizeram presentes na trajetória da Educação Física na UEPB ou aqueles que ainda estão em atividade, além da comunidade acadêmica e membros da sociedade paraibana que constituíram laços com o curso durante esses 40 anos.

A abertura das atividades será no dia 26 de novembro, às 18h, no MAPP, com a exposição histórica. As homenagens serão realizadas também no dia 26, às 19h, e no dia 27, às 16h. Já o lançamento do livro “Fecha a carinha e treina”, do professor Andrei Guilherme Lopes, será no dia 28, às 18h. A exposição dos documentos relacionados ao curso de Educação Física da UEPB ficará aberta durante o horário regular do museu. Ainda no dia 27, a Câmara de Vereadores de Campina Grande, realizará uma Sessão Especial alusiva aos 40 anos do curso. Na oportunidade serão prestadas homenagens de honra ao mérito no campo da Educação Física.

Texto: Givaldo Cavalcanti