Departamento de Contabilidade realiza 1ª edição da Semana do Contador para debater desafios da profissão

2 de outubro de 2020

O Departamento de Contabilidade (Decon) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza de segunda (5) a quarta-feira (7) de outubro, a 1ª edição da Semana do Contador. O evento, que tem como tema “A desafiadora missão do Contador”, tem o apoio do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC/PB) e vai reunir, por meio de webinar no Youtube, palestrantes de diversas instituições que abordarão as áreas de “Contabilidade no Setor Público”, “Contabilidade Societária”, e “Contabilidade de Instituições Financeiras”.

As inscrições estão abertas para estudantes da UEPB e de outras instituições de ensino, além de profissionais que tenham interesse nos temas. Os interessados podem confirmar presença através do site do CRC/PB, no endereço: https://www1.cfc.org.br/evento?9V4. A abertura da Semana do Contador ocorre a partir das 19h, com a palestra “Os desafios da profissão contábil no Setor Público”. Os palestrantes são o contador Aércio Prado Dantas Júnior do Estado de Sergipe, diretor do ERPAC, empresa especializada em contabilidade pública e consultoria jurídica para administrações municipais; e a contadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, Jane Bento. A mediação será feita pela professora do Decon da UEPB, Eliedna de Sousa Barbosa, doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB).

Na terça-feira, a partir das 18h, a palestra terá como tema: “Crise Covid-19: impactos no encerramento das demonstrações contábeis”. A Palestra será realizada pelo professor Bruno Meirelles Salotti, doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP, autor de livros e capítulos de livros na área de Contabilidade Financeira; e pela contadora e auditora, Estela Vieira, mestre em Controladoria e Contabilidade pela USP e coordenadora do Comitê de Auditoria na TRACK&FIELD. O mediador das palestras será o professor do Decon da UEPB, Mamadou Dieng, doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP.

O evento será encerrado na quarta-feira, às 19h, com a palestra “Provisões e Capital”, ministrada pelo professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB, Sérgio Nazaré, doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB); e pela professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB, Danielle Montenegro, doutora em Administração, com ênfase em Finanças e Métodos Quantitativos, pela UNB. A mediação será feita pela professora do Decon da UEPB e coordenadora do evento, Karla Roberto Castro Pinheiro Alves, doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB).

A 1ª Semana do Contador vai oferecer uma oportunidade para socializar conhecimentos, promover debates e disseminar ideias que agregam conhecimentos aos discentes e profissionais da Contabilidade. “É uma grande oportunidade para tratarmos de temas pertinentes e atuais na área de Contabilidade com profissionais renomados de várias instituições. O Departamento de Contabilidade e a UEPB demonstram com esse evento uma sintonia com as tendências de mercado que envolvem o profissional de contabilidade”, destacou a coordenadora Karla Roberta.

Texto: Leonardo Alves