Departamento de Contabilidade promove webinário sobre perspectivas da tributação no pós-pandemia

21 de julho de 2020

O Departamento de Contabilidade (Decon) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, nesta quinta-feira (23), das 17h às 19h, o 2º webinário de Temas Contábeis e Tributários, intitulado “Perspectivas da tributação no pós-pandemia: o que as empresas devem esperar?”.

A webconferência será transmitida pelo Canal Rede UEPB no Youtube e terá como palestrantes os professores João Dantas, do Decon (UEPB); Roberto Cavalcanti, da RC Assessoria Contábil; e Fábio Pereira da Silva, coordenador do MBA em Gestão Tributária da Faculdade Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras). O público pode participar do debate e enviar perguntas aos convidados através do chat do evento no Youtube.

A ideia de realização dos webinários partiu do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Ciências Contábeis e conta com apoio do projeto de extensão “Espaço Contábil-Fiscal”, coordenado pelo professor e chefe adjunto do Decon, José Elinilton Cruz de Menezes. “Diante do isolamento social provocado pela crise da Covid-19, que gerou como consequência a suspensão das aulas presenciais na UEPB, nosso curso vem realizando uma série de debates on-line, cujo objetivo consiste em promover discussões de temas contemporâneos que tangenciam a contabilidade”, frisa o presidente do NDE de Ciências Contábeis e diretor adjunto do CCSA, Mamadou Dieng.

Segundo Mamadou, “a iniciativa se soma aos esforços da comunidade universitária e de outros segmentos da sociedade para enfrentar, de forma racional e qualificada, os impactos e desafios da pandemia, seja em âmbito local ou regional, seja no contexto nacional e global”. No primeiro webinário, promovido no final de junho, os professores do Decon, Mamadou Dieng e Roseane Patrícia Araújo Silva, debateram o tema “Controladoria na era digital”, com o especialista em inteligência de negócio supermercadista da Contágil Contabilidade, Josival Cunha, que abordou aspectos da transformação digital e os modelos de negócios do setor do comércio varejista.

Em setembro, as professoras do Decon, Roseane Patrícia Araújo Silva e Janayna Rodrigues de Morais Luz, farão nova webconferência, desta vez discutindo o problema da crise provocada pela Covid-19 e a responsabilidade socioambiental, com o professor Thiago Alexandre das Neves Almeida, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialista em contabilidade e sustentabilidade ambiental.