Decom lança revista “Baraúnas” com reportagens sobre Cidades, Educação, Esporte e Cultura

31 de agosto de 2016

Será lançada na próxima sexta-feira (2), às 18h30, no Auditório I da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a revista “Baraúnas”, publicação laboratório produzida pelo Departamento de Comunicação (Decom) da UEPB, desenvolvida durante as atividades da disciplina de Estágio Supervisionado em Jornalismo Impresso.

O objetivo de produzir esse material é aproximar o estudante de jornalismo das rotinas de produção de uma publicação de cunho jornalístico, permitindo a atuação nas diversas etapas de elaboração do conteúdo, desde a pauta, apuração, seleção de fontes, produção de textos e fotos até a edição e execução do projeto gráfico.

Durante o período 2015.2 foram produzidas duas edições da revista, que leva o nome de uma árvore típica da região da caatinga, conhecida pelo porte e resistência. O nome também faz uma referência ao nome da rua onde está localizada a Central de Integração Acadêmica da UEPB, em Bodocongó, onde funciona o Departamento de Comunicação.

Participaram do projeto oito estudantes de graduação em Jornalismo, são eles: Artur Lira, Elissama Barreto, Emanuel Oliveira, João Paulo Maciel, Júlio Cesar da Silva, Maurício Bezerra, Ricardo Castro e Simone Félix. A atuação dos estudantes foi supervisionada pelos professores Ada Guedes, Arão Azevedo, Rostand Melo e Maria Salete Vidal, com a participação também dos professores Claudeci Ribeiro e Orlando Ângelo, em momentos distintos do projeto.

A revista “Baraúnas” apresenta aos leitores reportagens sobre Educação, Saúde, Cultura, Esportes, Comportamento, Turismo e o cotidiano da cidade, além de perfis e entrevistas com personagens diferenciados. Os temas são abordados com uma linguagem leve, mas aprofundando o debate e gerando reflexão. As pautas foram definidas de modo coletivo, a partir das sugestões apresentadas pelos estudantes, estimulando o faro jornalístico dos repórteres em formação.