Cursos de Letras do Câmpus I ofertam formação para professores da Educação Básica no contexto do ensino remoto

11 de junho de 2020

Os cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Letras/Espanhol do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ofertam, a partir do dia 22 de junho, uma formação inicial e continuada voltada para professores da Educação Básica das redes pública e privada, no contexto do ensino remoto emergencial.

A ideia é realizar oficinas, minicursos, rodas de conversas, palestras e atividades de suporte didático-metodológico que auxiliem os docentes no domínio das novas tecnologias de ensino para ministrar aulas em modo remoto, diante do cenário de pandemia da Covid-19, que tem obrigado a população a cumprir o distanciamento social como medida de prevenção da doença.

Nesse sentido, para o desenvolvimento das ações previstas, as coordenações dos cursos de Letras do Câmpus I da UEPB lançaram um “Questionário de Sondagem” para investigar as necessidades dos professores da Educação Básica de escolas públicas e particulares no âmbito do ensino remoto.

O questionário deve ser respondido até o dia 16 de junho, através de formulário eletrônico, disponível clicando AQUI. Após essa coleta de dados, a equipe da UEPB fará, de 19 a 21 de junho, em link a ser disponibilizado posteriormente, a inscrição dos professores interessados em participar da formação inicial e continuada.

A primeira etapa das atividades está prevista para ser iniciada no dia 22 de junho. Conforme a proposta de formação, as oficinas buscarão contribuir para a produção de aulas, atividades e avaliações. Já os minicursos propõem a atualização do uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), a exemplo de produção de videoaulas, uso de plataformas como Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Socrative, Padlet, entre outros.

As palestras abordarão o processo avaliativo do ensino remoto e as rodas de conversas servirão para que os professores da Educação Básica socializem ideais relacionadas aos desafios e práticas pedagógicas utilizadas.

De acordo com o plano de atividades, os docentes participantes serão acompanhados na produção e aplicação de material didático e será criado um banco de atividades a serem adaptadas e utilizadas pelos professores com suas turmas da Educação Básica.

Integram a equipe do plano de ação de formação inicial e continuada os seguintes professores da UEPB: Telma Ferreira, Karyne Soares e Daniela Gomes (Letras/Inglês); Alessandro Giordano e Gilda Carneiro (Letras/Espanhol); Tatiana Fernandes e Iara Francisca (Letras/Português).

Texto: Tatiana Brandão