Curso Técnico em Agroindústria terá início com Aula Magna sobre jovem empreendedor rural

17 de junho de 2016

No dia 27 de junho terão início as atividades do Curso Técnico em Agroindústria do Centro de Ciências Agrárias Ambientais (CCAA) do Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Lagoa Seca. A aula inaugural será realizada no Complexo Agroindustrial, que funciona dentro do CCAA, às 9h, e ministrada pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Durante a aula será lançado o projeto “Jovem Empreendedor Rural”, que funcionará em parceria com o Sebrae e o Banco do Nordeste. O projeto, segundo explicou o diretor da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), José Félix de Brito Neto, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor em jovens agricultores da região, promovendo a renovação do campo, uma vez que a grande maioria dos estudantes é de filhos de trabalhadores rurais.

O Curso Técnico em Agroindústria faz parte da Escola Agrícola Assis Chateaubriand e terá uma carga de 1.400 horas/aula, com dois anos de duração. No total foram ofertadas 80 vagas, distribuídas em duas turmas de 40 alunos, que funcionarão nos períodos da manhã e noite. A maioria dos estudantes matriculados no curso reside em cidades do Brejo a Agreste paraibanos.

O professor José Félix enfatizou que o curso terá como suporte a estrutura do Complexo Agroindustrial construído no Câmpus II. Segundo ele, a unidade já vem sendo utilizada de forma parcial, mas necessitava do curso voltado ao beneficiamento de alimentos para funcionar de maneira integral. Ele frisou que o Complexo Agroindustrial vai ficar à disposição de associações e cooperativas de produtores rurais para o beneficiamento de sua produção. O corpo doente do curso é formado por professores mestres e doutores da UEPB que possuem capacitação nas áreas de Agropecuária e Agroindústria, contribuindo para a formação profissional dos estudantes.

Texto: Severino Lopes