Curso de Arquivologia da Universidade Estadual realiza atividades durante a 2ª Semana Nacional de Arquivos

1 de junho de 2018

“Governança, memória e herança”. Esse será o tema das discussões a serem realizadas durante as atividades da 2ª Semana Nacional de Arquivos, que acontecerá de 4 a 9 de junho, em todo o país, em uma promoção do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa. Na Paraíba, o evento é organizado por meio de uma parceria entre os cursos de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fundação Casa de José Américo e Associação dos Arquivistas da Paraíba, com o apoio dos Centro Acadêmicos de Arquivologia da UEPB e UFPB.

A programação do evento conta com visitas técnicas, palestras, exibições de filmes, oficinas, mesas redondas, sessões de comunicações orais de trabalhos acadêmicos e oficinas. Todas as atividades serão ministradas por docentes e pesquisadores das instituições parceiras do evento e voltadas à comunidade em geral. As atividades contam com a participação de docentes, discentes, técnicos administrativos e pesquisadores da UEPB.

Na terça-feira (5), às 8h30, no Auditório do Câmpus V da UEPB, em João Pessoa, será realizada a sessão do CineArquivo “Memória para uso diário”, filme dirigido por Beth Formaggini. Essa atividade é coordenada pelo professor Josemar Henrique de Melo, com o professor Henrique Elias Cabral de França como debatedor.

Sobre a Semana Nacional dos Arquivos

A 2ª Semana Nacional de Arquivos é um evento nacional que busca abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental do país. Trata-se de iniciativa inspirada na Semana Nacional de Museus, visando ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade, garantindo o cumprimento da Lei 12.343/2010, referente ao Plano Nacional de Cultura (PNC), que tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.

Uma dessas ações está prevista na Meta 28, destinada a ampliar a oferta de eventos e espaços voltados a atividades culturais e aumentar os estímulos para que os cidadãos frequentem mais arquivos, museus, bibliotecas, exposições, teatros, cinemas, espetáculos de dança e circenses, além de shows de música.

A primeira edição do evento, em 2017, contou com a adesão de dezenas de instituições e de milhares de cidadãos, muitos tendo acesso pela primeira vez a instituições arquivísticas. O evento teve imensa repercussão nos veículos de comunicação, ampliando a vinculação dos arquivos às políticas culturais públicas, difundindo as próprias instituições, seus acervos e atividades junto à sociedade.

Confira a programação completa aqui.

Texto: Juliana Marques