COVID19 DivulgAção Científica repercute pesquisas desenvolvidas no Doutorado em Odontologia da UEPB

5 de outubro de 2020

A partir das publicações sobre COVID-19 feitas pelo grupo de pesquisa no SciELO Preprints (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo), o professor Alessandro Leite Cavalcanti, do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e sua equipe, foram convidados pela iniciativa COVID19 DivulgAção Científica para conceder uma entrevista sobre as ações a serem adotadas pelos profissionais da Odontologia em tempos de pandemia.

Realizada com a doutoranda Smyrna Ximenes, do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UEPB, a entrevista abordou os riscos dos procedimentos odontológicos e as medidas de controle de infecção que devem ser implementadas por ocasião do atendimento clínico. De acordo com o professor Alessandro, fornecer informações atuais, com elevado embasamento científico e em uma linguagem de fácil compreensão é um dever de todos os pesquisadores, pois possibilita que todos os segmentos da sociedade tenham acesso ao material divulgado.

COVID19 DivulgAção Científica é uma iniciativa de divulgação científica que visa trazer informações confiáveis sobre o novo coronavírus e a doença causada por ele, a Covid-19. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dentre os objetivos estão propiciar subsídios aos cidadãos para que tomem decisões bem informadas que ajudem no controle da disseminação do vírus, bem como valorizar a importância da ciência brasileira para o enfrentamento da pandemia.

Informações sobre esta iniciativa, assim como o vídeo da entrevista podem ser acessados no endereço eletrônico: http://coronavirusdc.com.br, no Facebook, além de outros canais de divulgação como o Instagram e Twitter.