Covid-19: Nutes UEPB e 3Wings disponibilizam módulo de gerenciamento de UTIs gratuitamente

23 de março de 2020

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu, em parceria com a empresa 3Wings, um módulo específico para o gerenciamento de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais preparados para tratar dos casos da Covid-19. A plataforma online surgiu a partir do avanço da doença no País, que fez com a quantidade de leitos nas UTIs se tornasse insuficiente para atender os casos mais graves. O módulo está sendo disponibilizado gratuitamente, através do link https://www.uticontrol.com.br/covid-19.

A plataforma pode ser utilizada por um hospital ou por uma rede de hospitais do País inteiro. Para isso, foi desenvolvido o “command center”, que permite variadas camadas de visão. O sistema não requer instalação e o treinamento é feito remotamente, em poucos minutos, com apenas uma ligação à internet. “A plataforma que desenvolvemos permitirá uma gestão integrada e já adaptada à Covide-19, dos leitos de UTI”, destacou Álvaro Moreira, fundador e CEO da 3Wings.

As equipes envolvidas trabalharam remotamente, em regime de plantão, até que a plataforma ficasse disponível. “Agimos rápido, e em constante evolução da plataforma, para permitir aos gestores e aos profissionais de saúde envolvidos no processo terem acesso à informação de qualidade e em tempo real, na tentativa de facilitar o trabalho dos envolvidos nessa luta contra a Covid-19”, destacou Frederico Bublitz, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Nutes.

A 3Wings é uma empresa sediada em Recife, que trabalha com gestão hospitalar, em tempo real de serviços e atividades, interligando pessoas, processos e tecnologia de forma inteligente, sistêmica, dinâmica e intuitiva.

Texto: Leonardo Alves