Coordenadoria de Comunicação divulga edital da 4ª edição do Festival de Cinema de Rua de Remígio

3 de junho de 2021

Como parte das ações itinerantes do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, será realizado entre os dias 11 a 14 de agosto a 4ª Edição do Festival de Cinema de Rua de Remígio. Pelo segundo ano consecutivo a iniciativa será realizada no formato on-line devido a pandemia de Covid-19. Este ano, o Festival contará com a Mostra Pedra da Letra, para filmes de longa-metragem; Mostra Arribação, para curta-metragem; e Mostra Curimataú, para filmes de produções universitárias e novos diretores. O edital com detalhes do evento já foi publicado.

O Festival ainda poderá compor a sua programação com Sessões Especiais com filmes convidados, conforme avaliação da organização e da curadoria do evento. As inscrições das produções para os cineastas interessados em concorrer serão realizadas no período de 3 a 30 de junho. A inscrição é gratuita e cada produtor poderá inscrever quantos trabalhos desejar, sendo vedada a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional, política ou empresarial.

A inscrição deverá ser feita por meio de preenchimento de formulário eletrônico, sendo uma ficha de inscrição para cada trabalho. A inscrição estará disponível neste LINK. As inscrições também poderão ser efetivadas pela plataforma Film Freeway, no seguinte endereço: https://filmfreeway.com/festcineremigio.

O resultado da seleção sairá no dia 30 de julho, e as mostras serão realizadas de 11 a 14 de agosto. A exemplo das edições anteriores, serão concedidos aos premiados nas Mostras Pedra da Letra, Arribação e Curimataú certificados de seleção e para os vencedores em 15 categorias, incluindo melhor filme, melhor roteiro, melhor direção, melhor ator e melhor atriz. O Festival de Rua de Remígio nasceu como fruto da extensão do Festival Audiovisual de Campina Grande, o Comunicurtas UEPB, no ano de 2017. Os homenageados desta edição serão conhecidos em breve.

O evento, que funciona como vitrine para a produção audiovisual é realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Associação Cultural Pedra da Letra e Ypuarana Cultural, além do apoio da Prefeitura Municipal da cidade de Remígio. O Festival conta ainda com a colaboração da produtora Polvo – Consultoria, além do suporte do festival Comunicurtas UEPB.

Já incluso no calendário de eventos da cidade, o Festival de Cinema de Rua de Remígio visa difundir a produção cinematográfica e incentivar novas produções audiovisuais. Em sua 4ª edição, será composto por oficinas e cursos na área do audiovisual e da comunicação, além de promover debates, webinários, palestras, conferências e mostras competitivas de filmes de longa e curta-metragem. O Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB completa 16 anos em 2021, e tem incentivado o surgimento de outros festivais no interior da Paraíba.

Texto: Severino Lopes