Coordenação de curso de Física realiza “Semana Zero” no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde

2 de julho de 2021

Como forma de apresentar o curso de Física do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, localizado na cidade de Araruna, aos novos alunos do semestre 2021.1, a Coordenação programou uma semana de atividades que será realizada entre os dias 5 e 9 de julho. O evento, batizado de “Semana Zero”, será remoto e contará com palestras, mesas redondas, roda de conversa com egressos, apresentação de projetos, vídeos com os laboratórios e demonstrações de experimentos.
A proposta é mostrar a identidade, estrutura e as várias perspectivas de atuação do curso, com a intenção de mobilizar o novo alunado para essa etapa de formação. A programação começa na segunda-feira, às 14h, com a participação do professor Valdecir Alves e da professora Alessandra Brandão. Após a acolhida, acontece a palestra de abertura: “As grandes áreas da Física e algumas contribuições em nossa sociedade”, ministrada pelo professor Márcio Fablício, da UEPB.
Na terça-feira a atividade está programada para as 9h, com a palestra “A Astronomia na Licenciatura em Física do CCTS: atuação e possibilidades”, ministrada pelo professor José Jamilton, também da UEPB. O evento segue na quarta-feira, às 14h, com mesa redonda: “Comunicação Pública da Ciência”, que terá a participação da professora Alessandra Brandão, e os professores Thiago da Silva e Márcio Fablício, todos da UEPB.
Na quinta-feira, às 9h, está programado a roda de conversa com egressos Jansen Felix dos Anjos, mestrando em Física (UFPB), e Ângela Maria Freire de Avelar, especialista em Ensino de Ciências Naturais (IFRN) e José Rodrigues do Nascimento, mestrando em Ensino de Ciências (UEPB). Na sequência, será proferida a palestra “A importância experimental na formação acadêmica”, ministrada pelos professores César Soares e Fagner Fernandes, ambos da UEPB.
A “Semana Zero” será encerrada na sexta-feira com a palestra “A UEPB: história, estrutura e ensino de graduaçã”, às 9h com o professor Altamir Souto Dias, da UEPB, e às 19h com a palestra “Aprendizagens e relações inter-humanas: as vicissitudes dos processos no ambiente acadêmico”, ministrada pelo professor Carlos Cirino, também da UEPB. Segundo o professor Valdecir dos Santos, coordenador do curso, cada atividade oferecida foi pensada para mobilizar os novos alunos, mas também para envolver os estudantes dos diversos períodos que terão direito à certificação.
Texto: Severino Lopes