Consepe aprova abertura da 2ª segunda turma do curso de Especialização em Estudos de História Local

15 de abril de 2021

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião remota ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (15) a abertura da 2ª segunda turma do curso de Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura. A reunião foi realizada por videoconferência através do Google Meet, e transmitida ao vivo pelo YouTube no canal Rede UEPB, sob presidência da reitora da Instituição, professora Célia Regina Diniz.
A proposta de criação da nova turma da Especialização foi do Departamento de História, através do Núcleo de Extensão em Pesquisa e História Local, e relatada pela professora Dóris Nóbrega, que deu parecer favorável sendo acompanhado pelos demais conselheiros. O curso tem início previsto para o mês em agosto, podendo ser realizado na modalidade híbrida, tendo público-alvo licenciados em História e áreas afins. O curso terá uma carga horária de 420 horas, com as aulas às sextas-feiras à noite, e aos sábados no período da manhã e tarde.
A 2ª turma da Especialização vai ofertar 20 vagas, com objetivo central de qualificar os profissionais de História, compartilhando habilidades e competências no ensino e na pesquisa acerca da história da Paraíba. O corpo docente será formado por 12 professores, sendo que destes, cinco docentes são colaboradores de outras instituições parceiras.
Outras votações
O Consepe também aprovou a proposta que altera o Regimento Interno da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). O processo foi relatado pelo professor Francisco Loureiro. A principal mudança diz respeito á quantidade de docentes que vão compor o Conselho, agora com no mínimo três com experiência na área. Foi acertado também que se houver necessidade de um parecer jurídico, o processo pode ser encaminhado para a Procuradoria-Geral da Instituição.
Após a aprovação, a reitora Célia Regina observou que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) tem trabalhado para fortalecer a estrutura da Comissão de Ética. A proposta aprovada vai dar celeridade nos pareceres da CEUA e permitir que a UEPB avance nas pesquisas com animais.
Durante a reunião, a reitora ainda explicou que a Administração Central está adotando todas as medidas estruturais e de biossegurança para o retorno gradual das atividades presenciais, quando o decreto estadual autorizar.
Texto: Severino Lopes