Conselho de Orçamento Participativo discute proposta orçamentária da UEPB para o ano de 2022

19 de julho de 2021

O Conselho de Orçamento Participativo (COP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniu de forma on-line na sexta-feira (16) tendo como pauta a discussão da proposta orçamentária da Instituição para o ano de 2022. Esta proposição elaborada e apresentada pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) deverá ser apreciada pelo Conselho Universitário (CONSUNI), e, posteriormente, será encaminhada ao Governo do Estado.
O documento foi debatido e aprovada pelo COP, como etapa preliminar à apreciação final pelo CONSUNI. Em relação à proposta inicial da PROPLAN, o COP aprovou também o acréscimo de recomposição salarial de 5%. O professor Geraldo Medeiros Júnior, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e coordenador do Conselho de Orçamento Participativo da UEPB, afirmou que o COP tem cada vez mais se reestruturado enquanto Conselho, estando em pleno funcionamento e agenda permanente de reuniões.
Para dirimir dúvidas da comunidade acadêmica, os contatos podem ser feitos via e-mail geraldomedeirosjr@servidor.uepb.edu.br e telefone (83) 98732-2307.
Proposta orçamentária 2022
Em documento a ser enviado ao Governo do Estado, a PROPLAN apresenta uma proposta orçamentária capaz de atender às diversas demandas que garantirão o bom funcionamento da Instituição. A proposta afirma que a Universidade necessita de um aporte orçamentário para o ano de 2022 compatível às demandas da comunidade e aos compromissos assumidos pela UEPB junto ao Governo da Paraíba.
Além dos recursos do tesouro estadual, a UEPB tem contado e continuará buscando o apoio de recursos extras através de convênios, emendas e dos recursos próprios para assim, conseguir manter a excelência dos serviços prestados.
A proposta foi elaborada a partir da avaliação da execução orçamentária dos últimos quatro anos e a partir da projeção das despesas futuras com pessoal, bolsas estudantis, contratos de serviço de manutenção e das demandas para aquisições de bens de consumo, equipamentos e infraestrutura.
A UEPB, atualmente, está descentralizada em oito câmpus e 12 Centros, distribuídos por todas as regiões do Estado, atendendo cerca de 18 mil estudantes nos 53 cursos de graduação, duas escolas técnicas, 18 especializações, 21 mestrados e oito doutorados. Além disso, a Universidade tem cumprido o papel de manter a qualidade de sua estrutura, oferecendo Ensino, Pesquisa e Extensão para formação profissional, produção de conhecimentos e desenvolvimento de senso crítico, colaborando com a promoção do desenvolvimento social e econômico do estado. O documento completo pode ser visto aqui.
Texto: Juliana Rosas
Foto: Reprodução Sala Virtual