Concluintes de Ciências Exatas, Administração, Administração Pública e Matemática do Câmpus VII colam grau

7 de junho de 2016

Colação 2015.2 Patos (7)

Novos profissionais das áreas de Ciências Exatas, Administração, Administração Pública e Matemática foram colocados no mercado de trabalho pelo Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos, com a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes 2015.2 da Instituição. A cerimônia foi realizada na noite desta segunda-feira (6), no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), sob a presidência do reitor Rangel Junior.

O evento foi prestigiado por amigos e familiares dos formandos, que fizeram questão de estarem presentes no momento mais importante da vida dos concluintes. A Paraninfa Geral das turmas foi a professora Cheyenne Ribeiro, diretora do CCEA. O juramentista foi o formando Thadeu Lúcio da Silva, do curso de Licenciatura em Matemática. A Oradora Oficial foi a concluinte Amanda da Nóbrega Medeiros, do Curso de Administração.

Amanda recordou os momentos em sala de aula ao longo da jornada acadêmica, falou sobre realização de sonhos, amizades, companheirismo e fez um agradecimento especial aos professores, que transmitiram conhecimento e sempre deram conselhos a todos os alunos para se tornarem profissionais qualificados e seres humanos comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos. Ela também destacou o papel da UEPB, que impulsionou cada estudante no sentido de buscarem ser a transformação que esperam para o mundo.

A professora Cheyenne, homenageada pelas turmas concluintes, falou sobre a satisfação em ser lembrada pelos formandos e destacou que ser paraninfa era um momento especial, que a deixava feliz por representar o reconhecimento do trabalho feito no dia a dia. Em seu discurso, ela frisou que a vida não é um bolo, para o qual existe uma receita, mas deixou alguns conselhos que, segundo ela, norteiam sua conduta de vida e lhe ajudam a ser uma pessoa feliz.

“Desenvolvam a tolerância. Tentem entender que as pessoas são diferentes de nós e isso não quer dizer que estejam erradas. Não julguem e não agridam as pessoas por elas serem diferentes de vocês. Não abram espaço para o ódio. Procurem dialogar com o mundo para criar ambientes com mais amor. Deem mais importância para as pessoas do que para as coisas. Não adianta ter tudo e ser sozinho. Mais vale ter menos e ser mais amor. Busquem melhores condições de vida, mas não ignorem as pessoas ao seu redor. Não queiram atrair as pessoas por status. Busquem ser justos e éticos. Como dizia Emanuel Kant, ‘tudo o que não puder contar como fez, não faça’”, aconselhou Cheyenne.

Colação 2015.2 Patos (8)

O reitor Rangel Junior também se pronunciou na solenidade e salientou para os formandos que eles estavam se despedindo da UEPB e levando um pouco dela para onde forem enfrentar novos desafios. “Esse é um momento de transição para o começo de uma carreira que promete ser longa e produtiva. Que nenhuma dificuldade lhes deixem baixar a cabeça. A vida é mais que uma profissão. Vão e façam a diferença no mundo”, enfatizou o reitor.

A professora Lidiane Campelo, diretora adjunta do Câmpus VII, e o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB, também falaram aos formandos e destacaram a importância de cada um continuar buscando novos conhecimentos. Eles frisararm que os formandos estavam de parabéns por aproveitarem bem o que a Universidade lhes ofereceu ao longo do curso. “Que vocês sejam atores de positividade, do bem, onde vocês forem atuar”, destacou Eli.

Após os discursos, encerrando a solenidade, foram conferidos os graus acadêmicos. A formanda Edilaine Alves dos Santos Oliveira representou os colegas do curso de Administração e recebeu o grau conferido pelo professor Odilon Avelino, coordenador do curso. A professora Soraia Carvalho, coordenadora do curso de Ciências Exatas, conferiu o grau acadêmico aos formandos Francilmária Medeiros, Janyelle Rodrigues e Terezinha de Souza Neta, que representaram, respectivamente, os colegas concluintes do curso de Ciências Exatas, habilitações em Física, Matemática e Química. O concluinte Lyncoln Lyev Monteiro, do curso de Computação, representou seus colegas e recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Rodrigo Alves da Costa, coordenador do curso. E Kátia Rejane da Silva representou os concluinte do curso de Licenciatura em Matemática, recebendo o grau acadêmico conferido pelo professor Francisco Sibério Bezerra, coordenador do curso.

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Paizinha Lemos

Confira as fotos.