Comitê de Ética da UEPB orienta sobre procedimento de pesquisas realizadas em ambiente virtual

26 de fevereiro de 2021

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP) da Universidade de Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou ofício emitido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que orienta pesquisadores em relação aos procedimentos envolvendo participantes ou coleta de dados em ambiente virtual. O CEP é um órgão independente e tem a finalidade maior de defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para a qualificação das observações éticas.

A CONEP orienta pesquisadores e comitês de ética em pesquisa em relação a procedimentos que envolvam o contato com participantes e/ou coleta de dados em qualquer etapa da pesquisa, em ambiente virtual. Tais medidas visam preservar a proteção, segurança e os direitos dos participantes de pesquisa. Entende-se por ambiente virtual aquele que envolve a utilização da internet, do telefone, assim como outros programas e aplicativos que utilizam esses meios.

Por forma não presencial, compreende-se contato realizado por meio ou ambiente virtual, inclusive telefônico, não envolvendo a presença física do pesquisador e do participante de pesquisa. E por dados pessoais, informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável tais como números de documentos, de prontuário, etc.

O documento versa ainda sobre submissão de protocolos, procedimentos que envolvem meio virtual, segurança na transferência e armazenamento de dados e conteúdo de documentos tramitados. O ofício completo pode ser visto aqui.

Texto: Juliana Rosas