Comissão organizadora do “Meu Projeto em 3 Minutos” realiza últimos ajustes antes do lançamento do edital

23 de junho de 2021

Em reunião realizada nesta terça-feira (22), a equipe envolvida na execução do edital “Meu Projeto em 3 Minutos”, programa de divulgação e disseminação do conhecimento que será lançado no dia 5 de julho, ajustou os últimos detalhes para a competição. A iniciativa premiará os melhores vídeos produzidos por estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que podem concorrer nas modalidades de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, sendo R$ 3 mil para os primeiros colocados, R$ 1.700 para os segundos lugares, e R$ 1 mil para os terceiros colocados.
O lançamento do edital com todas as regras e o início das inscrições ocorrerá no dia 5 de julho e os interessados em participar poderão enviar vídeos até o dia 15 de agosto. A perspectiva é que a divulgação do resultado da competição ocorra em outubro, com premiação prevista para integrar a programação das semanas de extensão e iniciação científica da UEPB.
Nas modalidades de Pesquisa e Pós-Graduação, os estudantes precisarão indicar no ato da inscrição em qual das grandes áreas o projeto ao qual estão vinculados se enquadra: Interdisciplinar, Engenharias e Tecnológicas, Ciências Humanas e Artes, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas e da Saúde. Já para os estudantes vinculados a projetos de Extensão, a inscrição deve ser feita de acordo com umas das oito grandes áreas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.
Após o cumprimento das regras estabelecidas em edital, como a duração dos vídeos, que não podem ultrapassar três minutos, será realizada a primeira etapa da competição na qual os vídeos serão selecionados por uma comissão julgadora formada por, no mínimo, três membros, que avaliarão a originalidade, compreensão, conteúdo da apresentação, comunicação, impacto visual e linguagem apropriada para público em geral.
A segunda etapa consiste na divulgação dos dois melhores trabalhos de cada categoria, que serão selecionados pela comissão julgadora e divulgados nas mídias sociais da UEPB (Facebook, YouTube e Instagram) para votação popular. Os vídeos com maior número de curtidas serão premiados. A ideia dessa competição é estimular a comunidade acadêmica a divulgar os projetos realizados pelos estudantes da UEPB, demonstrando o impacto e retorno dos investimentos para sociedade, apresentando algumas atividades desenvolvidas no âmbito da pesquisa, pós-graduação e extensão e popularizando o conhecimento científico.
Texto: Juliana Marques
Foto: Reprodução Sala Virtual