Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Segurança do Trabalho apresenta cartilha sobre saúde mental

30 de abril de 2021

A resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, e, na conjuntura atual, tem sido explorada ao limite, diante das dificuldades impostas pelo período pandêmico. Mas, até que ponto os sujeitos são capazes de suportar tamanha pressão? Em que medida a sociedade está preparada para lidar com as consequências mentais que essa nova realidade requer?
Com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade paraibana um mecanismo que permita auxiliar nesse processo de cuidado com a saúde mental, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), a partir de um esforço da Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), com o apoio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição, lançou, por meio da Webinar “Saúde mental e trabalho na pandemia da Covid-19”, transmitida na quarta-feira (28) pelo canal Rede UEPB no YouTube, a cartilha “Saúde mental”, de autoria das professoras Carla Sant’ana Brandão e Valéria Morais da Silveira Sousa.
De acordo com a professora Valéria Sousa, a cartilha é resultado de uma proposta encaminhada pela CIAST, que desde o início da pandemia já pensava em medidas para serem estabelecidas no enfrentamento não apenas das repercussões físicas, mas, também dos impactos mentais da realidade imposta pela Covid-19. A professora Carla Brandão lembra que o dispositivo foi construído com o envolvimento de diversos setores e pessoas que agregaram sugestões e colaboraram para o resultado apresentado.
“A expectativa é que essa publicação possa contribuir com informações úteis para a população em geral sobre o que é saúde mental, além de possibilitar reflexões importantes sobre as condições de vida neste momento e também após a pandemia e indicar alguns serviços úteis, principalmente para situações emergenciais. Por ser uma cartilha, tem conteúdo breve, objetivo, convidativo e acessível. E assim, essa ação, que tem como intenção promover a saúde da população, constitui uma etapa importante do compromisso da UEPB com a comunidade em geral, especialmente em momento tão delicado e de difícil acesso presencial”, avalia a professora Carla.
O e-book, que é disponibilizado gratuitamente na página da editora, traz reflexões sobre o que é saúde mental, quais os impactos da pandemia na saúde mental da população e o pós-pandemia. A cartilha também apresenta orientações sobre os serviços de saúde em cada município onde estão instalados os câmpus da UEPB.
A coordenadora adjunta da CIAST, a técnica de segurança no trabalho, Joselma Vilma Lacerda, destaca que essa cartilha compreende uma série de fascículos que devem ser publicados ao longo de 2021 e, assim como este e-book, serão produzidos pela referida Comissão, com o apoio da EDUEPB, que será responsável pela publicação, e CODECOM, com o trabalho de diagramação e editoração. A perspectiva é que sejam discutidas diversas temáticas acerca da saúde do trabalhador, como: questões ergonômicas, riscos químicos, prevenção da Covid-19, assédio moral, defesa dos direitos humanos, dentre outros.
A assistente social da UEPB e integrante da CIAST, Juliana Granjeiro, complementa que esse projeto foi pensado em torno do autocuidado em saúde, e envolve diversos profissionais escolhidos de acordo com as temáticas abordadas em cada fascículo, apresentando o olhar de especialistas em cada questão.
Sobre a CIAST
A CIAST é uma comissão vinculada à Reitoria, que tem em sua composição representantes da Administração Central, docentes, discentes, técnicos administrativos e uma equipe multidisciplinar que, por meio de atividades consultivas e deliberativas, responde pelo gerenciamento e organização da saúde e segurança do trabalho da UEPB.
A comissão faz parte do Comitê de Contingência e Crise Covid-19 na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), conforme estabelece a Portaria/UEPB/GR/0013/2020 e, desde março de 2020, vem desenvolvendo suas atribuições com foco em ações voltadas para Pandemia, seja por meio de orientações e/ou participação em discussões sobre procedimentos preventivos em relação à pandemia do novo coronavírus e seu processo de contaminação no âmbito da Instituição.
Saúde mental durante a pandemia
Recentemente o país ultrapassou a marca de 400 mil mortes por Covid-19. E essa realidade vivenciada por diversas famílias, da perda de pessoas, associados a questões como a sobrecarga dos sistemas de saúde, má gestão de recursos que deveriam ser destinados ao combate à pandemia, desinformação, crise financeira e seus desdobramentos (desemprego, aumento da miséria), entre outras, tem refletido no que alguns estudiosos chamam de quarta onda da pandemia: o aumento dos transtornos mentais e traumas psicológicos.
Uma pesquisa da Universidade de Ohio (EUA), de março de 2021, apontou que o Brasil lidera índices de ansiedade e depressão durante a pandemia, quando comparado a outras 10 nações. Irlanda e EUA aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Entre os 1.500 brasileiros ouvidos, 63% tinham sintomas de ansiedade e 59%, de depressão. A maioria (84,8%) não tinha diagnóstico de transtornos mentais antes da pandemia. A conclusão dos cientistas é que as populações mais infectadas pelo vírus (por milhão de habitantes) e com menor esperança de controle da pandemia são as que mais sofrem emocionalmente.
Nesse sentido, a UEPB vem acompanhando essa realidade e buscando ações que possam auxiliar a comunidade acadêmica a superar essas adversidades. Além da cartilha lançada pela CIAST, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) tem realizado, cotidianamente, o acompanhamento da situação dos servidores, docentes, técnicos e estudantes, com a realização de encontros virtuais para dialogar sobre saúde mental e escuta psicológica.
A PROEST continua com o serviço de escuta psicológica oferecido Setor Psicossocial aos estudantes que realizarem a solicitação pelo e-mail setorpsicossocialuepb@gmail.com, informando nome completo e número de matrícula. Além disso, a Clínica Escola de Psicologia também segue com os atendimentos psicológicos (Escuta Psicológica e Psicoterapia) destinados aos estudantes do curso de Psicologia. Devido a suspensão das atividades presenciais, os atendimentos ocorrem por via remota. O agendamento é feito por meio de mensagem enviada ao e-mail plantaopsi.provisorio@gmail.com. Essa atividade está sendo realizada pela psicóloga Thaís Guedes, através da Clínica Escola de Psicologia.
Para ter acesso à cartilha “Saúde Mental”, clique AQUI.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Reprodução Rede UEPB