Comissão Interdisciplinar de Atenção à Saúde do Trabalhador inicia campanha Abril Verde

8 de abril de 2021

A Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (CIAST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza neste mês a campanha Abril Verde. A iniciativa tem como objetivo colocar em pauta o tema da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, enfatizando ações de promoção da saúde e melhoria nas condições laborais. No dia 28 de abril, será promovido o webinário “A saúde mental, o trabalho e as atividades estudantis na pandemia da Covid-19”.
A UEPB integra as ações dessa iniciativa junto a diferentes órgãos e instituições públicas e privadas em nível municipal, estadual e federal já há alguns anos. Pensando no contexto atual da pandemia da Covid-19, a CIAST realizará a campanha on-line com diversas atividades voltadas para temática da saúde mental da comunidade acadêmica, em decorrência dos impactos da pandemia em diferentes áreas da vida de servidores e alunos. A intenção é promover uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações de autocuidado em saúde junto a necessidade de prevenção de contaminação da Covid-19.
Será lançado pela CIAST na Campanha Abril Verde deste ano o projeto intitulado “Orientações e cuidados em saúde”, em forma de cartilhas digitais, a serem disponibilizadas no decorrer de todo o ano de 2021. O primeiro fascículo trará informações que possam auxiliar nos cuidados da saúde mental de técnicos administrativos, prestadores de serviço, docentes e alunos da UEPB.
“Esta é uma ação elaborada pela CIAST/UEPB para todo o ano de 2021. As cartilhas trarão informações sobre saúde mental, questões ergonômicas, segurança no trabalho, prevenção da Covid-19, assédio moral e defesa dos direitos humanos. Faremos o lançamento da primeira cartilha no dia 28, que logo estará disponível para download”, explicou Juliana Grangeiro, assistente social da PROGEP.
A campanha na UEPB terá o seu momento chave com a realização de um webinário no dia 28 de abril, no período da manhã, com o tema “A saúde mental, o trabalho e as atividades estudantis na pandemia da Covid-19”, a ser ministrado pelas professoras Carla de Sant’Ana e Valéria Morais da Silva Souza, ambas do Departamento de Psicologia da UEPB.
A efeméride
No dia 28 de abril celebra-se o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e saúde dos trabalhadores. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Também em abril, no dia 7, é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.
Outras informações sobre saúde e segurança no trabalho podem ser adquiridas pelo e-mail ciast@setor.uepb.edu.br.
Texto: Juliana Rosas